Hoje em dia pode considerar-se que a “informática da saúde” é uma ciência multidisciplinar que engloba contributos de áreas diversas como a engenharia, informática, medicina e genética para resolver desafios da saúde.
O objetivo da pós-graduação é formar profissionais capacitados na utilização de conhecimentos avançados de engenharia informática para auxiliar na resolução de problemas da área da saúde, nomeadamente no desenvolvimento de software, no projeto / implementação / desenvolvimento de sistemas informáticos, na recolha / tratamento / análise / exploração de dados, entre outras.
DESTINATÁRIOS
Profissionais que possuam uma formação de base científica compatível com aquela que se ministra em cursos de engenharia e informática de reconhecido mérito.
SAÍDAS PROFISSIONAIS
Hospitais, clínicas, indústrias farmacêuticas e de equipamentos biomédicos, instituições governamentais ligadas à saúde, organizações de I&D ligadas à saúde, sistemas seguradores de saúde, faculdades de medicina e afins que estejam recetivos a este novo tipo de profissional: o engenheiro informático da saúde.
Os campos de trabalho do engenheiro informático da saúde são numerosos e diversificados, como por exemplo: o desenvolvimento de soluções informáticas para aplicações ligadas à saúde; a consultoria, implementação e desenvolvimento de sistemas informáticos em ambiente clínico, laboratorial ou organizacional; a investigação e o ensino em informática médica, genética, biotecnologia, etc.
DURAÇÃO DO CURSO
O curso tem uma duração total de 258 horas (128 horas de aulas presenciais, 20 horas em e-learning e 50 horas para desenvolvimento do projeto final).
DIRECTOR DO CURSO
Professora Ana Almeida
APRESENTAÇÃO DA CANDIDATURA
De 26 de Setembro a 1 de Novembro 2011
EDITAL
+INFO: Ana Almeida | DEI