Outro

SOLUÇÕES ISEP PARA A SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE
12-09-2011

Entre 16-22 de Setembro celebra-se a Semana Europeia da Mobilidade. Esta iniciativa promove a utilização dos transportes públicos, bicicletas ou o caminhar a pé, no sentido de incentivar uma mobilidade mais sustentável e uma consequente melhoria da qualidade de vida nos espaços urbanos. O tema deste ano é a “Mobilidade Alternativa”.

No sentido de apoiar a redução dos crescentes consumos de combustíveis fósseis, o ISEP tem vindo a trabalhar em diferentes projetos que aproveitam novas tecnologias e formas de energia para apoiar uma mobilidade mais sustentável.

Na área da Engenharia Química, o Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Industrial (CIETI) tem obtido resultados animadores na produção de biocombustíveis a partir de fontes alternativas. A aposta tem passado pela produção de biodiesel a partir de matérias-primas normalmente consideradas desperdícios industriais e sem qualquer valorização. A título de exemplo, salientamos os projetos FleshDiesel e Vegor, que aproveitam resíduos como a raspa da tripa da Indústria de Curtumes ou resíduos da gordura animal.

Já os estudos desenvolvidos no Laboratório de Tecnologia do Departamento de Engenharia Química atestam que também os efluentes cervejeiros, as microalgas ou a borra do café podem ser fontes energéticas credíveis para “clean vehicles”. Os resultados entretanto obtidos permitem alimentar um dos veículos do ISEP – a automotora dumper –, com reflexos ao nível da pegada ecológica e dependência energética do Instituto).

No domínio da Engenharia Mecânica, a aposta em materiais mais leves e formas aerodinâmicos permitem obter consideráveis ganhos nos consumos. Um exemplo é a barchetta – um projeto inovador de carro de corridas de baixo custo desenvolvido em Portugal. Outro exemplo é o projeto de parceria académico-empresarial desenvolvido pelo Centro de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Mecânica (CIDEM) com uma empresa de transportes gaiense. Aqui, o recurso a materiais compósitos permitiu desenvolver uma carroçaria para autocarros inovadora em Portugal, onde os ganhos ao nível da segurança, peso, consumos e capacidade de transporte se manifestam no potencial comercial dos veículos.

O compromisso com soluções de mobilidade mais racionais e eficientes passa ainda por áreas como a Informática e Eletrotécnica, onde o Centro de Investigação em Sistemas Confiáveis e de Tempo-Real (CISTER) está a trabalhar num protótipo do que podem vir a ser as cidades do futuro. A monitorização fina das redes de sensores embebidos de tempo real pretende afirmar-se como um contributo indispensável à gestão dos espaços e trânsito urbanos.

Em linha com a missão de apoiar uma mudança de mentalidades e o desenvolvimento de tecnologias sustentadoras de um desenvolvimento sustentável, o ISEP revê-se nos princípios que orientam a Semana Europeia da Mobilidade.

+INFO: CIETI | DEQ | CIDEM | DEM | CISTER | Semana Europeia da Mobilidade