Outro

ESTUDO LABCARGA ALERTA PARA EROSÃO COSTEIRA NA GALIZA
30-08-2011

“Estudo da Erosão Costeira na Costa da Galícia” elaborado pelo Laboratório de Cartografia e Geologia Aplicada (LABCARGA), em parceria com a Universidade de Santiago de Compostela (USC), alerta para os níveis de erosão detetados e insta a uma maior ponderação da força do mar na planificação urbanística para evitar problemas futuros.

O projeto CartGalicia, desenvolvido no âmbito da elaboração do Plano de Ordenamento do Litoral galego, indica que um possível cenário de subida do nível do mar em cerca de dois metros agrava os processos de erosão. Este estudo refere igualmente que as ondas de 11 metros registadas em 2010 contribuíram para um aumento do nível de erosão e da movimentação de blocos que estavam estabilizados. Contrariando a imagem de estabilidade, a análise pormenorizada de massas constata um grande dinamismo na costa galega, sobretudo nas massas rochosas.

Durante os trabalhos de elaboração do Plano de Ordenamento do Litoral foram analisados os riscos costeiros derivados da possível subida do nível do mar. Como instrumento-chave foi conceptualizada uma Área de Dinâmica Litoral, que delimita zonas de risco a médio e longo prazo e constitui um elemento crucial para preservar a segurança das populações.

O projeto foi coordenado por Helder Chaminé (LABCARGA) e pelo geógrafo Augusto Pérez Alberti (USC), analisando dados referentes à evolução de aproximadamente 2.100 quilómetros de costa entre 1956 e 2008. A participação do ISEP contou ainda com os contributos de Ana Pires, Catarina Rodrigues e Liliana Freitas.

Os resultados finais do estudo financiado pelo Ministério do Meio Ambiente, Território e Infraestruturas espanhol serão apresentados em Novembro, no decurso do congresso internacional Coastal Management 2011.

+INFO: Helder Chaminé | LABCARGA