Outro

ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÓMICA DA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA CENTRAL DE MICRO-GERAÇÃO NO SETOR DA AGROPECUÁRIA
02-08-2011

O ISEP é uma escola de saber aplicado e com uma forte orientação para as empresas e soluções de mercado. É neste âmbito que tem procurado promover parcerias estratégicas para o desenvolvimento de projectos de mestrado em ambiente misto – académico e empresarial.

Um exemplo é a dissertação “Análise da Viabilidade Económica da Implementação de uma Central de Micro-geração no Sector da Agropecuária”, desenvolvida por Bruno Teixeira, no âmbito do mestrado em Engenharia Electrotécnica – Sistemas Eléctricos de Energia.

O projecto desenvolvido em colaboração com a empresa Magnetic Fields estuda a valorização energética do biogás produzido na estabilização anaeróbia dos afluentes agro-pecuários.

As instalações agropecuárias reúnem dois factores chave para o sucesso do aproveitamento energético do biogás produzido no tratamento dos afluentes. Por um lado, produzem matéria-prima com potencial energético – dejecto animal com um potencial enorme de criação de biogás quando procedido de tratamento anaeróbio – e, por outro, necessitam de energia eléctrica para o funcionamento dos equipamentos electromecânicos e de calor para a manutenção das instalações.

Esta solução, para além de permitir obter um retorno financeiro considerável, contribuindo para o equilíbrio dos custos de investimento e de exploração, favorece igualmente uma redução das emissões de gases com efeito de estufa, e a segurança de abastecimento energético à instalação, já que assegura a alimentação de energia eléctrica em caso de falha no fornecimento pela rede nacional.

+INFO: Teresa Nogueira | DEE | Magnetic Fields