O Departamento de Engenharia Geotécnica volta a associar-se ao programa Geologia no Verão / Ciência Viva, promovendo diversas actividades lúdico-científicas para os mais novos entre Julho e Setembro.
Na rota dos recursos geológicos: o sistema hidromineral das Caldas da Cavaca e o jazigo pegmatítico da Senhora da Assunção
16-07-2011
Nesta acção inclui-se uma rota singular em dois recursos geológicos fundamentais, as águas termais das Caldas da Cavaca e o jazigo pegmatítico da Senhora de Assunção. Apresentam-se os constrangimentos geológicos, geomorfológicos, hidrogeológicos. São ainda, discutidos os principais aspectos da prospecção, exploração e gestão dos georrecursos referidos.
Esta acção conta com o apoio da Câmara Municipal de Aguiar da Beira e da empresa concessionária da exploração da Sra da Assunção.
O georrecurso granítico da pedreira de Monte Córdova: um exemplo de desmonte com explosivos
19-07-2011
A acção apresenta a metodologia de desmonte com explosivos de um maciço rochoso, tendo em conta as suas condicionantes geomorfológicas e geológico estruturais e geotécnicas. Aborda-se o processamento e tratamento do material-rocha para fins de construção civil. Realiza-se também uma visita às oficinas de tratamento e ao laboratório geotécnico.
Esta acção conta com o apoio da Mota-Engil.
Obras de protecção costeira entre Paramos e Espinho: uma perspectiva geotécnica da matéria-prima à obra
31-07-2011
A acção destina-se apresentar, numa perspectiva da geoengenharia, o procedimento utilizado na monitorização de algumas estruturas de protecção costeira na região de Espinho. Além disso, far-se-á uma visita técnica à pedreira da Malaposta (Lourosa) que fornece parte da matéria-prima rochosa que constitui as estruturas referidas.
Esta acção recebe o apoio da empresa Irmãos Cavaco.
As antigas minas de água do Mosteiro de São Martinho de Tibães (Braga): um percurso pela geoconservação e geodiversidade
10-09-2011
Na Cerca do Mosteiro de Tibães e área envolvente existem uma série de minas de água subterrânea e de antigas minas de volfrâmio. Será realizado passeio geológico à superfície e um percurso subterrâneo singular, donde se discutirão aspectos de geoconservação, hidrogeologia, geotecnia mineira, hidrogeomecânica e património geológico-mineiro. Está prevista uma visita guiada ao Mosteiro de Tibães.
Esta acção conta com o apoio do Mosteiro de Tibães, fruto duma parceria técnico-científica com o Laboratório de Cartografia e Geologia Aplicada do ISEP.
Inscrições abertas a partir de 9 de Julho.
+INFO: Hélder Chaminé | DEG | Ciência Viva