Foram apresentados no final de Junho os resultados da primeira edição do European Project Semestre no Instituto Superior de Engenharia do Porto (EPS@ISEP).
O EPS é um programa europeu concebido para promover a formação de profissionais de Engenharia com perfis propensos a carreiras internacionais. Em linha com o eixo estratégico de internacionalização, o EPS@ISEP incide num programa semestral, integralmente leccionado em Inglês, que desafia estudantes de diferentes nacionalidades e áreas da Engenharia a desenvolver um projecto transversal. Além de conteúdos técnicos de Engenharia, aborda ainda o desenvolvimento de competências de gestão, planeamento e execução de projectos em equipa.
Para esta primeira edição, o ISEP acolheu oito estudantes de quatro nacionalidades: Fátima Leal (Portugal), Mihály Varga e Peter Gal (Hungria), Mateusz Malkowski e Marta Józwiak (Polónia), David Testar Carbó, Marc Ribas Piñol e Iván Arrabal Camacho (Espanha). Os futuros engenheiros foram divididos em duas equipas que desenvolveram dois protótipos de humidificadores para o data centre do ISEP.
A apresentação de resultados foi ilustrativa do ambiente multicultural do projecto e ajudou a confirmar o seu potencial. Segundo a responsável pelo EPS@ISEP, Benedita Malheiro, o sucesso desta iniciativa passou sobretudo pela vontade dos estudantes em realizar os protótipos e pela motivação da equipa docente.
A segunda edição do EPS@ISEP está prevista para o segundo semestre de 2011-2012.
«O aspecto mais importante foi poder conhecer de perto o ambiente empresarial através do projecto desenvolvido, podendo também aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do nosso percurso de estudante nos diversos temas da Engenharia que o projecto exigiu».
Fátima Leal
TEAM 1 LOGBOOK
TEAM 2 LOGBOOK
+INFO: Benedita Malheiro | Gabinete de Relações Externas | EPS