O Centro de Investigação em Sistemas de Tempo-Real (CISTER) abriu concurso para a admissão de estudantes de doutoramento nas áreas de: Sistemas Cíber-Físicos; Redes de Sensores; Sistemas Multicore e Multiprocessador; Sistemas Adaptativos de Tempo-Real; Software de Tempo-Real.
O trabalho de investigação nestas áreas abrange desde agregação/fusão de dados, processamento escalável de informação, qualidade de serviço em redes de sensores, protocolos para suporte de mobilidade, algoritmos de escalonamento, sistemas mono e multiprocessador e multicore, linguagens de programação concorrentes e de tempo-real, máquinas virtuais e sistemas operativos.
O CISTER vai para além da investigação teórica, apostando na validação e demonstração das suas propostas através de sistemas e aplicações reais, o que capitaliza a transferência de tecnologia, em parcerias com as mais reputadas empresas nacionais e internacionais.
Os tópicos de investigação poderão ser discutidos com os potenciais supervisores, depois da fase inicial de avaliação dos candidatos. Os doutorandos residentes no CISTER seguem normalmente o Programa Doutoral em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (PDEEC) da Universidade do Porto, que confere o grau, mas outras possibilidades podem ser estudadas.
REQUISITOS
Os candidatos deverão ter licenciatura ou mestrado em Ciência dos Computadores ou Engenharia Informática ou áreas relacionadas com uma componente forte em Informática (e.g. Eng. Electrotécnica e de Computadores). É requerida fluência em Inglês e dada preferência a candidatos com boas prestações nos exames GRE e TOEFL e médias de curso iguais ou superiores a 75%.
CANDIDATURAS
Até 5 de Junho de 2011. Os resultados serão anunciados até ao final de Junho e o contrato inicia em Agosto/Setembro de 2011.
O CISTER foca a sua actividade de investigação na análise, projecto e implementação de sistemas computacionais embebidos e de tempo-real, sendo reconhecido com o nível de “Excelente” nas áreas de Engenharia Electrotécnica, Informática e Ciência dos Computadores pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
ANÚNCIO
+INFO: Inês Almeida | CISTER