Investigadores do Grupo de Investigação em Engenharia do Conhecimento e Apoio à Decisão (GECAD) publicaram um artigo sobre métodos avançados de estudo do ADN na revista Bioinformatics, da Oxford University Press.
Foi recentemente publicado na revista científica Bioinformatics (vol. 27, número 9), o artigo “Histogram-Based DNA Analysis for the Visualization of Chromosome, Genome and Species Information”. O artigo desenvolvido pelos investigadores do GECAD, António Cardoso Costa e José Tenreiro Machado, contou igualmente com a colaboração de Maria Quelhas, especialista em Genética do Instituto Nacional de Saúde.
No artigo exploram-se métodos e ferramentas avançadas aplicadas ao estudo do ADN de um conjunto de 18 espécies, visando a identificação de informação estrutural de alto-nível de cromossomas e genomas. Os resultados obtidos e visualmente apresentados evidenciam a existência dessas estruturas, sendo que o artigo também coloca questões pertinentes para o avanço do estado da arte.
A Bionformatics está classificada em segundo lugar no ranking da categoria “Mathematical & Computational Biology”, da Thomson Reuters/ISI (fator de impacto 4,926 em 2009) e em primeiro lugar no ranking da categoria “Computational Theory and Mathematics”, da SCImago Journal & Country Rank (índice SJR 1,201 em 2009).
"Histogram-Based DNA Analysis for the Visualization of Chromosome, Genome and Species Information"
+INFO: António Cardoso Costa | José Tenreiro Machado | GECAD