Outro

CISTER E CRITICAL SOFTWARE DESENVOLVEM TECNOLOGIA DE MONITORIZAÇÃO AMBIENTAL
12-04-2011

O Centro de Investigação em Sistemas Confiáveis e de Tempo-Real (CISTER) está a trabalhar juntamente com a Critical Software e parcerias industriais e académicos europeus no desenvolvimento do projecto EMMON. Esta iniciativa visa desenvolver o mais avançado sistema de sensores embebidos sem fios de monitorização e controlo em tempo-real.

Esta tecnologia de ponta é apontada como imprescindível para a futura monitorização fina e em tempo-real de cidades e edifícios inteligentes, infra-estruturas como pontes ou túneis ou na produção agrícola. As potencialidades deste projecto permitirão aplicações como a reacção automática a mudanças ambientais, como variações de temperatura, humidade ou tráfego rodoviário. Um exemplo prático consiste na adaptação de rega de vinhas, sendo o sistema capaz de ler as reais necessidades de irrigação potenciando poupanças nos consumos e a optimização da qualidade final das uvas.

Em reconhecimento da reputação internacional do CISTER e do seu envolvimento no EMMON – onde assume a liderança do pacote de trabalho “Investigação em Protocolos e Sistemas de Comunicação” –, o ISEP hospedou o laboratório de testes de comunicação e o demonstrador integrado de arquitectura DEMMON, que representa o maior dispositivo de teste WSN em solo europeu.

O EMMON é um projecto europeu do programa ARTEMIS, com duração de 36 meses e co-financiado pelo 7º Programa Quadro da União Europeia. É desenvolvido por diversos parceiros empresariais, como a Critical Software, Intesys (Inglaterra), Critical Software Technologies (Inglaterra), SESM (Itália), Akting Ingeniaritza (Espanha); instituições de ensino superior que incluem o ISEP, o Trinity College Dublin (Irlanda) e a Aristotle University of Thessaloniki (Grécia); e institutos de I&D como o Centro de Estudios e Investigaciones Técnicas de Gipuzkoa (Espanha).

+INFO: CISTER | EMMON