O ISEP iniciou uma nova oferta académica: o European Project Semester at ISEP (EPS@ISEP). Este programa europeu, desenhado para alavancar a formação de profissionais de Engenharia com perfis propensos a carreiras internacionais, chega a Portugal pela mão do ISEP.
O EPS@ISEP é um programa semestral (30 ECTU), integralmente leccionado em Inglês, que implementa o paradigma da aprendizagem baseada em projectos. Esta oferta, que se destina a estudantes finalistas do primeiro ciclo de estudos de Engenharia, promove nos participantes o desenvolvimento de competências de gestão, planeamento e execução de projectos em equipa, num ambiente internacional e em torno de problemas multidisciplinares. O plano de estudos é composto por um projecto de engenharia (20 ECTU) e por um conjunto de unidades curriculares, que funcionam em regime intensivo, nas áreas de gestão, planeamento, marketing, ética, comunicação, energia e desenvolvimento sustentável (10 ECTU).
Sob a orientação de um ou mais docente, grupos de 4 a 6 estudantes de diferentes nacionalidades e áreas de Engenharia são confrontados com problemas multidisciplinares concretos e têm de, em conjunto e autonomamente, conceber, planear e desenvolver uma solução. Em paralelo, durante as primeiras semanas, decorrem as restantes unidades curriculares que conferem competências complementares no âmbito da condução de projectos, comunicação e de trabalho em equipa e em ambiente empresarial.
Presentemente, o EPS é leccionado por onze instituições do ensino superior europeias, da Dinamarca, Noruega, Finlândia, Polónia, Holanda, Espanha, França, Alemanha, Bélgica e Portugal, envolvendo estudantes europeus, asiáticos e americanos.
Para o Instituto Superior de Engenharia do Porto, o EPS@ISEP constitui mais um instrumento de internacionalização e de promoção das boas práticas do ensino da Engenharia.
+INFO: Benedita Malheiro | Gabinete de Relações Externas | EPS