Outro

CIDEM APOIA DESENVOLVIMENTO DE AUTOCARRO MAIS SEGURO
22-02-2011

O ISEP, através do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Mecânica (CIDEM), colaborou com a Irmãos Mota & Cia. num projecto inovador em Portugal na área de veículos pesados de passageiros. Os resultados desta cooperação permitiram desenvolver uma nova super-estrutura para autocarros de turismos, com ganhos significativos ao nível da segurança dos passageiros e na redução do peso dos veículos.

A empresa gaiense Irmãos Mota recorreu aos serviços especializados do ISEP na área de Engenharia Mecânica Automóvel, para desenvolver um novo modelo de autocarro turístico. O desafio prendeu-se com a vontade de cumprir a política de vanguarda tecnológica da empresa, indo ao encontro da crescente competitividade nacional e internacional, assim como exigências normativas comunitárias. Para tal, foi proposto o desenvolvimento de uma estrutura mais resistente e robusta – capaz de oferecer maior segurança – e simultaneamente mais leve – com ganhos até 20%, que se reflectem na capacidade de transporte e consumos.

Desenvolvida com recurso a técnicas de simulação numérica avançadas, desenho assistido por computador (CAD) e simulação numérica do comportamento da estrutura (CAE), a nova super-estrutura cumpre com as normas europeias de resistência e capacidade de absorção de energia, garantindo um espaço vital dos ocupantes que aumenta a segurança passiva dos veículos. Os investigadores do CIDEM assumiram igualmente tarefas na fase de testes, tendo criado um modelo tridimensional, com recurso a software de desenho paramétrico, e testado um modelo real em ensaios de capotamento.

Uma segunda mais-valia deste projecto prende-se com a significativa redução de peso sem prejudicar o comportamento estrutural. Ao apostar na utilização de aços estruturais de alta resistência e materiais compósitos, obteve-se um ganho que possibilita a introdução de uma nova fila de lugares e concorre para o sucesso comercial dos veículos.

O novo modelo desenvolvido em colaboração pela Irmãos Mota com o ISEP deverá ser colocado no mercado nacional e em mercados estrangeiros, encontrando-se agora em processo de homologação internacional.

Este projecto académico-industrial beneficiou da partilha de conhecimento e tecnologia entre ambas as instituições e teve o apoio dos vales I&DT e Inovação, do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). O ISEP mantém-se ao serviço da competitividade nacional.

+INFO: Fernando Ferreira | Jorge Justo | CIDEM | DEM