Um dos principais investigadores seniores do Centro de Investigação em Sistemas Confiáveis e de Tempo-Real (CISTER) vai assumir responsabilidades no prestigiado Software Engineering Institute (SEI) da Carnegie Mellon University (CMU). A nova posição reconhece o impacto do contributo de longa data de Björn Andersson para o avanço dos sistemas embebidos de tempo real, nomeadamente na área de multicore task scheduling, área que lidera no CISTER. Em simultâneo, esta notícia não deixa de exprimir a qualidade e visibilidade internacional do centro de investigação do ISEP.
No CISTER desde 2005, Björn Andersson tem sido responsável por um grande número de publicações em revistas e jornais académicos, como o “IEEE Transactions on Industrial Informatics”, “Real-Time Systems Journal”, assim como conferências de topo, entre as quais a “Euromicro Conference on Real-Time Systems” e o “Real-Time Systems Symposium”. O investigador de nacionalidade sueca tem também sido um dos responsáveis pelo grande número de projectos que o CISTER viu serem aprovados para financiamento nos anos recentes. Björn Andersson liderou dois projectos apoiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e um projecto bilateral entre o CISTER e University of North Carolina apoiado pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), além de ter desempenhado um papel activo em vários projectos europeus.
Prestes a iniciar um novo papel nos Estados Unidos, Björn Andersson reforçará a cooperação entre a CMU e o CISTER. O acordo alcançado com o SEI permite que o investigador continue, com uma dupla afiliação, a desempenhar um papel relevante no CISTER, que inclui manter a sua liderança na pesquisa em multi-processadores – onde o CISTER surge extremamente referenciado a nível mundial –, a supervisão de doutorandos e a continua colaboração em variados projectos de I&D. Considerando ainda a participação do CISTER no programa CMU-Portugal, perspectivam-se assim novas avenidas de cooperação transatlântica.
+INFO: Björn Andersson | CISTER | SEI-CMU