Outro

CISTER NA VANGUARDA DA MONITORIZAÇÃO SEM FIOS
19-01-2011

O Centro de Investigação em Sistemas Confiáveis e de Tempo-Real (CISTER) acolheu o segundo encontro de revisão do projecto europeu EMMON. Esta reunião de trabalho foi palco para uma demonstração do protótipo de sistemas integrados – aplicação de monitorização que engloba componentes de hardware, arquitectura de comunicação, middleware e de comando e controle GUI.

Em reconhecimento da reputação internacional do CISTER e do seu envolvimento no EMMON – onde assume a liderança do pacote de trabalho “Investigação em Protocolos e Sistemas de Comunicação” –, o ISEP hospedou o laboratório de testes de comunicação e o demonstrador integrado de arquitectura (“DEMMON”) deste projecto. Integrando mais de 300 sensores sem fios (TelosB) e outros dispositivos intercomunicáveis e cooperantes, o DEMMON visa mudar a percepção generalizada dos fenómenos físicos, ao reequilibrar medidas de escala e densidade. Para mais, o DEMMON representa ainda o maior dispositivo de teste WSN em solo europeu.

O EMMON é um projecto europeu financiado pelo programa ARTEMIS, para a monitorização integrada de grande escala através de redes de sensores sem fios. A arquitectura EMMON adopta uma rede hierárquica, que reúne várias tecnologias de vanguarda a nível mundial e soluções desenvolvidas no CISTER. Este projecto espera permitir a monitorização de diferentes propriedades físicas (como a temperatura, pressão, humidade) de áreas geográficas específicas em escala e densidade sem precedentes, recorrendo a tecnologia de baixo custo e gasto energético. Este desenvolvimento permitiria identificar e abordar em tempo real, cenários de poluição urbana ou gestão de infra-estruturas (pontes, túneis ou rede eléctrica), entre outros.

+INFO: CISTER | EMMON