Outro

CISTER NA (R)EVOLUÇÃO DOS SMARTPHONES
30-11-2010

O Centro de Investigação em Sistemas Confiáveis e de Tempo-Real (CISTER) vai arrancar o projecto SYMBEOSE no primeiro trimestre de 2011. Inserido na área de sistemas computacionais embebidos e enquadrado com o relançamento do sistema operativo de código aberto da NOKIA - Symbian. O centro de investigação do ISEP assume a liderança técnica de vários pacotes do projecto que decorre sob o signo da iniciativa ARTEMIS.

Numa mudança recente para manter a sua quota no mercado de smartphones, a Nokia relançou o seu sistema operativo de fonte aberta - Symbian. O CISTER está envolvido neste processo através do projecto SYMBEOSE, aprovada recentemente através da iniciativa ARTEMIS Embedded Computing Systems Initiative – um dos programas de investigação mais relevantes no contexto europeu.

A ARTEMIS tem como objectivo definir e implementar uma agenda de I&D ao nível dos sistemas informáticos incorporados capaz de alavancar a competitividade industrial europeia. Com um orçamento de 2.500 M€ para os próximos dez anos, este programa selectivo conta com uma taxa de aceitação de projecto que ronda os 15%, destacando-se por isso a aprovação do projecto SYMBEOSE entre mais de 70 propostas concorrentes.

Previsto para arrancar no primeiro trimestre de 2011, este projecto envolve a participação do CISTER ao longo de três anos. Com um financiamento próximo dos 500 mil euros, o CISTER desempenha um papel fundamental no SYMBEOSE e assumirá a liderança técnica de todo o pacote de trabalho Middleware e três sub-pacotes. O centro de investigação do ISEP vai-se focar nas áreas de multiprocessamento assimétrico, infra-estruturas de gestão energética e gestão de recursos confiáveis, além de contribuir para as áreas de arquivo, orientação e disseminação.

O CISTER tem como parceiros neste projecto a Symbian, Nokia e ST-Ericsson.

+INFO: CISTER