Outro

ESTUDO DE LUÍS OLIVEIRA DESTACADO PELO AMERICAN INSTITUTE OF PHYSICS
25-10-2010

O artigo “Rat Muscle Opacity Decrease Due to the Osmosis of a Simple Mixture”, de autoria do docente do Departamento de Física, Luís Oliveira, foi publicado no Journal of Biomedical Optics, da International Society for Optics and Photonics (SPIE), sendo igualmente seleccionado pelo American Institute of Physics como referência da investigação em Física aplicada à Biologia.

Este artigo resulta da investigação realizada por Luís Oliveira durante a sua dissertação de mestrado em Engenharia Biomédica, classificada com a nota de Muito Bom. Os objectivos deste trabalho consistem no estudo dos efeitos clarificantes que vários agentes osmóticos conseguem produzir em tecidos biológicos, que por natureza apresentam grande turbidez à passagem da luz. Assim, este fenómeno resulta numa grande atenuação dos feixes luminosos utilizados em procedimentos de diagnóstico e terapêuticos.

Como conclusões deste projecto, verificou-se que o tratamento dos tecidos com os agentes osmóticos clarificantes aumenta significativamente a transparência do tecido biológico sem danificar a estrutura do mesmo.

As mais-valias da Engenharia Biomédica é uma das vertentes passíveis de exploração no curso de mestrado em Computação e Instrumentação Médica leccionado no ISEP e no qual Luís Oliveira é docente.

“Rat Muscle Opacity Decrease Due to the Osmosis of a Simple Mixture” foi desenvolvido em parceria com Armindo Lage (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), Manuel Pais Clemente (Centro de Ciências e Tecnologias Ópticas) e Valery V. Tuchin (Research Educational Institute of Optics and Biophotonics da Universidade Estatal de Saratov, Rússia).

“Rat Muscle Opacity Decrease Due to the Osmosis of a Simple Mixture”

+INFO: Luís Oliveira | DEFI