Outro

ALEXANDRA AGRA AMORIM NA NATURE PHOTONICS
28-07-2010

Alexandra Agra Amorim, docente do Departamento de Física, publicou um artigo relativo ao seu projecto de doutoramento numa das mais prestigiadas revistas internacionais na área da óptica e fotónica.

Sub-two-cycle Pulses by Soliton Self-compression in Highly-nonlinear Photonic Crystal Fibers” foi um dos cinco trabalhos seleccionados para a secção “Research Highlights” do suplemento Technology Focus da Nature Photonics. Este artigo foca a primeira demonstração experimental da geração eficiente de impulsos laser com durações inferiores a dois ciclos ópticos (4.6 x 10-15 segundos) por compressão solitónica de impulsos cerca de 10 vezes mais longos provenientes de um laser ultra-rápido de Titânio:safira, usando um cristal fotónico de fibra óptica de elevada não-linearidade com menos de 5 mm de comprimento.

A experiência, efectuada nos laboratórios do grupo de lasers ultra-rápidos e espectroscopia magnetodinâmica do Departamento de Física e Astronomia da Universidade do Porto (IFIMUP-IN), em colaboração com o norte-americano Massachusetts Institute of Technology (MIT), veio confirmar o estudo teórico que tinha sido previamente publicado por investigadores do mesmo grupo.

Os resultados correspondem já a uma nova fonte de radiação, capaz de fornecer impulsos cuja duração é muito difícil de reproduzir com outros métodos, e que poderá ter aplicações a várias áreas importantes como a espectroscopia de alta-resolução, a tomografia óptica coerente, ou métodos de imagem e microscopia não-linear em biologia e medicina, tendo permitido a formalização de pedidos de patente nacional e internacional por parte da UP.

Este trabalho, assim como o estudo numérico actualmente em desenvolvimento, revelam-se promissores para a geração de impulsos ainda mais curtos usando esta técnica, permitindo em última análise a obtenção de impulsos no regime de um único ciclo óptico estabilizados em fase absoluta – um dos “temas quentes” da actual investigação em óptica não-linear ultra-rápida.

A Nature Photonics é uma das revistas de excelência na área de óptica e fotónica, com um factor ISI de impacto de 22.869 em 2009 (o maior de entre todas as publicações periódicas em física aplicada).

+INFO: Alexandra Agra Amorim | DEFI