O ISEP e o Politécnico do Porto são dois dos parceiros da Associação EuroCloud Portugal. Apresentada em Janeiro no ISEP e em Lisboa, no Laboratório Nacional de Energia e Geologia, a Eurocloud Portugal pretende promover o Cloud Computing entre empresas e instituições de ensino superior.
O projecto da EuroCloud Portugal é coordenado por Paulo Calçada, responsável pelas Comunicações e Comunidades do Politécnico do Porto, e pretende promover o desenvolvimento de serviços e tecnologias associadas ao Cloud Computing. Este conceito revolucionário transforma a Internet num computador pessoal ou profissional. A “nuvem” integra diferentes categorias de aplicações e permite o acesso a informação pessoal independentemente da localização. Assim, as páginas de Internet tornam-se poderosas ferramentas de trabalho diário, sendo o acesso e manutenção garantidos pelo fornecedor de serviço. Para as empresas, o Cloud Computing fornece uma plataforma de desenvolvimento, armazenamento e disponibilização de serviços de forma mais transparente, elástica e segura. Este paradigma aumenta a eficiência e eficácia de investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação.
De acordo com o coordenador, os objectivos da associação passam por dinamizar projectos e ideias entre as empresas nacionais e outras que integrem a rede europeia (constituída por 11 países); e servir de interface para a transferência de conhecimento entre centros de I&D do meio académico e as empresas, promovendo parcerias nacionais e pan-europeus.
A EuroCloud Portugal tem o apoio institucional do ISEP, do Politécnico do Porto, do Plano Tecnológico, da Fundação para a Computação Científica Nacional, da IMB, da EMC e da Microsoft e está aberta para colaborações com empresas tecnológicas em Portugal.
Para 2010, está já prevista a realização da 2ª edição de CLOUDVIEWS – Cloud Computing International Conference, no Centro de Congressos do ISEP.
+INFO: Paulo Calçada | EuroCloud Portugal