Outro

SOFTWARE LIVRE: DEIXAMOS A OPÇÃO EM ABERTO
09-03-2009

O ISEP tem vindo a apostar numa maior divulgação e promoção do uso do software livre. Este tipo de software tem uma vantagem muito grande: é grátis. Pode também ser instalado e operado em qualquer computador sem problemas.

O software livre refere-se à liberdade dos utilizadores executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modificarem ou aperfeiçoarem o software. Mais precisamente, para os utilizadores do software, ele se refere a quatro tipos de liberdade:
_ A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito.
_ A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades.
_ A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar o seu próximo.
_ A liberdade de aperfeiçoar o programa e publicar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade beneficie.

Com vista a potenciar a sua utilização, o ISEP tem disponível (à sua comunidade) uma listagem de software livre, com ligação às respectivas páginas. Esta listagem partiu da iniciativa do Gabinete de e-Learning e Multimédia e é alimentada com contributos de todos os alunos, docentes e funcionários registados no Moodle (https://moodle.isep.ipp.pt). Lançada em Novembro de 2008, já foram realizados mais de 3 mil acessos à plataforma. Esta contém referência a cerca de 90 programas, sendo que perto de um quarto destes programas foram referenciados por alunos/docentes/funcionários, o que contribui para a identidade inclusiva e participativa da iniciativa.

Por seu turno, o Conselho Científico do ISEP promove na próxima sexta-feira, dia 13, o workshop “O uso de software livre e aberto”, com o intuito de divulgar as mais-valias do seu uso. O evento decorre no auditório E do ISEP, entre as 14:30 e as 17:45. A entrada é livre.

+INFO: J. A. Tenreiro Machado (Conselho Científico) | Horácio Macedo (Gabinete de e-Learning e Multimédia)