Outro

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO: 160 ANOS
02-01-2012

Desde 1852 que o ISEP promove o ensino e investigação em Engenharia para desenvolver soluções sustentáveis que simplifiquem a vida quotidiana e fomentem o conforto humano. Em 2012 celebram-se os 160 anos desta marca da Engenharia portuguesa. São 160 anos a crescer e que serão comemorados de forma «original e inovadora», segundo o presidente do Instituto. Entre as iniciativas que estão a ser programadas, destaque para os antigos alunos e para o importante papel das mulheres na Engenharia.

Fundado em meados do século XIX, o ISEP (inicialmente Escola Industrial do Porto) assumiu uma identidade marcada pela «força de uma ideia de progresso» e assente «na educação para o desenvolvimento». Rapidamente, o Instituto tornou-se uma referência na formação de profissionais de Engenharia, destacando-se pela índole prática de “saber fazer” e orientação para o mundo real.

No século XX, o ISEP continua a alimentar um forte compromisso com o futuro. A inauguração do atual campus, em 1968, demarca o Instituto entre as primeiras instituições a instalar-se em Paranhos – contribuindo para a afirmação do pólo universitário da Asprela. Em 1975, o ISEP recebe a atual designação, seguindo-se, em 1989, a associação ao Politécnico do Porto (IPP). Este momento concorre para tornar o IPP no maior instituto politécnico de Portugal e para consolidar a cidade do Porto como principal referência académica portuguesa.

Já no século XXI, a marca ISEP destaca-se pela elevada empregabilidade dos seus diplomados. Em 2008, o Presidente da República visita o campus, durante o seu Roteiro para a Ciência, e enaltece a qualidade do trabalho desenvolvido pela comunidade académica. Em 2010, é a vez do primeiro-ministro escolher o Centro de Congresso do ISEP para inaugurar o ano académico. Também as empresas vão distinguindo a competência técnica, capacidade de integração e evolução dos diplomados.

Esta história de crescimento passa igualmente pela adaptação a Bolonha e reformulação da oferta formativa. O Instituto leciona atualmente onze licenciaturas e dez mestrados, além de vários cursos de especialização tecnológica, de especialização pós-graduada e de formação complementar. O número de estudantes ascende a mais de 6.750.

Tendo-se afirmado entre as principais escolas de Engenharia em Portugal, o ISEP sempre primou pela abertura ao mundo e proximidade às empresas. A criação e partilha de conhecimento passam em primeira mão pelos nove grupos de investigação e desenvolvimento e os cinco centros de prestação de serviços especializados, que colocam o ISEP entre as principais instituições de I&D no país.

Em 2012, o ISEP estende os parabéns a todos cuja visão, engenho, resiliência e paixão ajudaram (e ajudam) a construir esta marca da Engenharia.

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO

160 anos a ensinar, investigar e inovar
Mais de 6.750 estudantes
Cursos acreditados pela A3ES
Processo de acreditação EUR-ACE
Membro do Consórcio CDIO
Certificação de Qualidade ISO 9001:2008
Forte cooperação empresarial
Mais de 100 parcerias internacionais
Finalista dos Prémios Novo Norte 2011
Prémio Boas Práticas no Setor Público 2010
Prémio Greenlight 2008