Outro

ISEP: ENGENHARIA SUSTENTÁVEL
06-06-2011

No passado dia 5 de Junho celebrou-se o Dia Mundial do Ambiente. O ISEP é uma instituição comprometida com soluções de desenvolvimento sustentável, tendo sido pioneiro no lançamento de um Plano de Acção para a Sustentabilidade (PASUS). Apresentado em Janeiro de 2010, o PASUS aproveita o Dia Mundial do Ambiente para avançar contributos da Engenharia na construção de um mundo sustentável.

«O futuro do nosso planeta está inexoravelmente ligado ao conceito de Sustentabilidade e a todas as práticas com ele correlacionadas, naqueles que são os seus pilares chave: a economia, o ambiente e a sociedade.

Também o conceito de Engenharia Sustentável como um processo de concepção, ao qual se associa a utilização de energia e outros recursos a um ritmo que não comprometa o ambiente, ou a capacidade das gerações futuras suprirem as suas necessidades, está cada vez mais omnipresente.

A prática de uma Engenharia Sustentável exige uma formação diferenciada, com um maior grau de multidisciplinaridade, apelando também à inovação e ao empreendedorismo, como forma de criar valor numa sociedade que é cada vez mais do conhecimento.

A capacidade para realizar actividades de concepção de produtos e/ou serviços eco-eficientes, no âmbito da análise de ciclo de vida, é competência absolutamente essencial neste contexto, sendo que muitos dos programas de Engenharia actualmente disponíveis ainda não respondem a estes desideratos.

A título de exemplo, na actividade de projecto assiste-se ainda hoje, e por demasiadas vezes, a processos de concepção que não minimizam os custos de investimento inicial, ou, o que é ainda pior, os custos de exploração e os custos pós-encerramento da actividade empresarial, hipotecando dessa forma o futuro. E se a justificação para este facto fosse a melhoria da qualidade do serviço prestado, eventualmente poder-se-ia questionar a relação custo/benefício global, mas a verdade é que, em muitos casos, esta relação sai prejudicada.

Tudo isto acontece numa altura em que um número significativo e crescente de empresas entende já a sustentabilidade como um factor competitivo da maior importância, reportando a mesma através de processos que possibilitam um benchmarking real, como é o exemplo do quadro de indicadores definido pela organização líder mundial neste domínio, a Global Reporting Initiative (GRI). A este propósito, devemos realçar o facto de o ISEP ser umas das poucas organizações, a nível mundial, que é reconhecida como Official Training Partner da GRI.

Assim, também no contexto da integração no mercado empresarial, o futuro engenheiro terá que ser capaz de entender e contribuir para o processo de construção da sustentabilidade das organizações, o que só será possível a partir do momento em que estas preocupações existam ao nível da sua formação académica de base.

O ISEP é uma escola que procedeu à definição de um Plano de Acção para a Sustentabilidade, cuja implementação está actualmente em curso. Um dos objectivos fundamentais do PASUS é a formação de uma estirpe distinta de graduados em ciências e tecnologias da Engenharia, que ao longo de toda a vida pautem a sua actuação por uma atitude diferenciada, não apenas no contexto profissional mas também nos contextos pessoal, social e cívico, contribuindo para que Portugal e a Europa possam vencer os desafios do futuro».

A Comissão PASUS

+INFO: PASUS