O Laboratório de Sistemas Autónomos (LSA) vai mais uma vez participar no Campeonato do Mundo de Futebol Robótico (RoboCup 2010). Programada para os dias 19-25 de Junho, este evento reúne em Singapura milhares de participantes de diferentes partes do Globo.
A RoboCup (inicialmente denominado Robot World Cup Initiative – Iniciativa do Campeonato Mundial de Futebol Robótico) é um evento internacional de âmbito educativo. Visa incentivar a I&D em Sistemas Robóticas e Inteligência Artificial, ao propor um problema padrão no qual uma vasta gama de tecnologias pode ser integrada e estudada. A procura de soluções pode ainda ser usada como um meio de desenvolvimento integrado educacional orientado ao projecto.
Neste sentido, o RoboCup optou pelo futebol robótico como domínio primeiro da sua acção, organizando o campeonato. Para que uma equipa de futebol robótico realize um jogo de futebol há todo um conjunto de tecnologias que devem ser incorporadas, incluindo princípios de concepção/desenvolvimento de agentes activos, cooperação multi-agente, estratégias de aquisição, resposta (raciocínio) em tempo real, robótica e fusão sensorial.
O RoboCup é um desafio para uma equipa de múltiplos robôs, movendo-se de forma rápida num ambiente dinâmico. Enquanto que o jogo de futebol é usado como um problema padrão sobre o qual um vasto conjunto de esforços será aplicado e integrado, a competição em si mesma é apenas mais uma das actividades do RoboCup.
O ISEP apurou-se nesta edição para a categoria rainha da RoboCup – Futebol Robótico para Robôs Médios – onde compete com nove equipas oriundas da Alemanha, China, Japão, Holanda, Irão, Taiwan e Portugal.
Este tão esperado torneio vai mais uma vez permitir às diferentes equipas experimentarem e partilharem os seus mais recentes desenvolvimentos científicos, bem como validarem e avaliarem as suas mais recentes abordagens aplicadas aos sistemas multi-robóticos.
Os desenvolvimentos que resultam da participação neste desafio têm grande aplicação a outros domínios da robótica e sistemas autónomos, como a monitorização ambiental, a inspecção de infra-estruturas, a busca e salvamento, a segurança e os transportes inteligentes.
+INFO: LSA | RoboCup 2010