Outro

ISEP VIAJA AO FANTAS
17-02-2010

Entre 26 de Fevereiro e 6 de Março, o ISEP marca presença na Baixa do Porto para participar num dos momentos de excelência do ano portuense – o Fantasporto.

Imagem de marca da vida cultural do Porto e destino obrigatório para amantes da 7ª arte, o Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto –, dedica a sua 30ª edição à robótica. O Fantas espera aproveitar o “facto de Portugal ser um dos países europeus com maior prestígio neste campo” para transmitir “uma nova e espectacular visão” da robótica, cruzando o conhecimento tecnológico com a arte. Para o efeito, a organização do Fantasporto convidou um dos principais peritos nacionais para comissariar um programa especial: Eduardo Silva, director do Laboratório de Sistemas Autónomos do ISEP e membro da Sociedade Portuguesa de Robótica.

A robótica é uma presença assídua no cinema. Metropolis, 2001 – Odisseia no Espaço, Guerra das Estrelas, Blade Runner, Inteligência Artificial ou Wall-E, são alguns exemplos que ajudam a explicar o eterno fascínio que os robôs despertam entre realizadores e argumentistas. Agora, o Fantasporto vai promover uma abordagem que espera contribuir para divulgar e discutir o que a robótica pode trazer de positivo para o futuro da humanidade. Afastando-se das tradicionais e simplistas concepções de dominação e destruição humana, o programa pretende avançar uma nova imagem das potencialidades da robótica para o desenvolvimento humano.

Desenhado por Eduardo Silva, a retrospectiva cinema e robótica combina a exibição de um ciclo de cinema dedicado à robótica, com diversos filmes técnicos, debates, mesas redondas, workshops e diversas demonstrações, onde estarão presentes robôs do ISEP e de outras instituições de ensino superior.

PROGRAMA ESPECIAL ROBÓTICA E CINEMA


+INFO: Eduardo Silva | LSA | Fantasporto