
No próximo dia 29 de outubro, pelas 16h00, realiza-se uma sessão dos ISEP Webinars, organizada pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).
O seminário será apresentado por Thierry (Noah) Dana-Picard e irá incidir sobre o tema “O diálogo frutuoso entre tecnologias como ferramenta central para uma abordagem STEAM”.
Para aceder ao seminário, pode clicar aqui.
Resumo
Apresentamos um conjunto de atividades baseadas numa abordagem experimental a vários tópicos. Esta abordagem, constitui uma rutura em relação à estrutura tradicional: definição–teorema–prova–exemplos, conduzindo a uma metodologia mais moderna: exploração–experimentação–conjetura–prova.
Baseia-se em métodos automatizados, sobretudo em geometria e geometria algébrica real, mas não apenas. Permite a extensão do currículo para atividades multidisciplinares, modelação e criação artística.
O diálogo entre tecnologias torna-se necessário devido às diferentes potencialidades de diversos programas, especialmente os Sistemas de Álgebra Computacional (CAS) e os Sistemas de Geometria Dinâmica (DGS). Inicialmente, os CAS estavam centrados em cálculos simbólicos, e os DGS em dinâmica e visualização. A combinação de ambos evoluiu para uma sincronização mais forte entre diferentes registos de representação de objetos matemáticos. Recorde-se que, os CAS proporcionam geralmente uma transição unidirecional da álgebra para a geometria (gráficos), enquanto que os DGS são bidirecionais. A introdução da impressão 3D nestas atividades acrescenta um novo registo, não limitado ao ecrã, permitindo apreender os objetos matemáticos com as próprias mãos.
Na nossa apresentação, iremos ilustrar este percurso com exemplos de geometria algébrica real (construção e análise automática de propriedades), modelos de movimento planetário (representações trigonométricas e dinâmica), entre outros. O terreno de aplicação destas atividades são os estudantes de licenciatura e pós-graduação em engenharia, matemática e ensino das ciências.
Bio
Thierry (Noah) Dana-Picard, “Jerusalem College of Technology”
Thierry Dana-Picard, nascido em 1954, na França, é um matemático israelita, professor catedrático de matemática, e foi presidente do “Jerusalem College of Technology” (JCT), entre 2009 e 2013. É detentor de dois doutoramentos, um pela “Universidades de Nice”, em França, em 1981, o outro pela “Universidade de Bar Ilan”, em Israel, no ano de 1990. Leciona no JCT há vários anos, e publicou mais de 150 artigos científicos em áreas como cálculo integral e combinatória, geometria algébrica real, educação matemática, entre outras. Está fortemente envolvido no ensino da engenharia e na formação de professores, sendo membro de diversos conselhos editoriais e comités científicos internacionais. As suas áreas de investigação incluem geometria, geometria algébrica real e educação matemática baseada em tecnologia (incluindo IA), com forte orientação para a educação STEAM.
