Estudar

QTDEI: "Applications of Software Language Engineering in the industry"
22-05-2025

O Departamento de Engenharia Informática (DEI) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), convida à participação da Palestra, com o tema "Applications of Software Language Engineering in the industry", que terá lugar no dia 26 de maio, pelas 13h15, na sala B203. Esta sessão terá também transmissão online, que pode aceder aqui.

 

Resumo
Nesta palestra, será apresentado o campo da Engenharia de Linguagens, explicando os seus principais componentes: parsers (analisadores), interpretadores e transpilers — e como são utilizados para analisar, transformar e traduzir código-fonte. Será explorado o papel da análise sintática (desde a análise lexical até à construção da AST), esclarecida a diferença entre interpretadores e compiladores, e dado destaque aos transpilers como ferramentas poderosas para converter código entre linguagens — por exemplo, de COBOL para Elixir.


Com base na experiência da Strumenta, será apresentado o Método Chisel, uma abordagem sistemática para desenvolver ferramentas linguísticas robustas, mostrando também como o nosso ecossistema open-source, incluindo as starlasu-tools, apoia projetos que vão desde a criação de DSLs até à modernização de sistemas legados.


A sessão termina com a discussão de tendências emergentes na área, incluindo o uso de IA para potenciar a transformação de código, e de que forma estas inovações estão a moldar o futuro da modernização de software.

(+INFO)

 

Oradores

Federico Tomassetti é o fundador da Strumenta, uma empresa especializada em engenharia de linguagens de software. Na Strumenta, ajuda organizações a modernizar e transformar os seus ativos de software através da conceção de linguagens específicas de domínio (DSLs), transpilers, interpretadores, editores e parsers. O seu trabalho inclui uma vasta experiência no tratamento de código legado, particularmente em linguagens como RPG, COBOL e SAS. É doutorado em Engenharia de Linguagens de Software e tem uma experiência significativa no desenvolvimento de ferramentas para compreender, refatorar e migrar bases de código complexas. É orador frequente em conferências internacionais, onde partilha conhecimentos sobre como a engenharia de linguagens pode impulsionar a modernização do software.

Tiago Batista é engenheiro de Software com Mestrado em Métodos Formais e Processamento de Linguagens, trabalhou como engenheiro full stack em várias empresas em Portugal, nas áreas da geografia e da cibersegurança. Paralelamente, colaborou com a Universidade do Minho nos últimos quatro anos como Assistente Convidado, lecionando unidades curriculares na área do Processamento de Linguagens e Engenharia Gramatical. Atualmente, segue os seus principais interesses enquanto Language Engineer na Strumenta, onde trabalha com parsers e transpilers.

(+INFO)

 

Organização 
Esta palestra é organizada pelo QTDEI, em colaboração com o departamento de Engenharia Informática (DEI)  do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).