No próximo dia 21 de maio, pelas 16h, vai decorrer uma sessão dos ISEP Webinars, organizada pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).
Este seminário, apresentado por Nina Bohm, tem como tema “Educating uncertainty in times of sustainable transition”.
Para aceder ao seminário, pode clicar aqui.
Resumo
Os cursos transdisciplinares são cada vez mais comuns nos currículos do ensino superior. Estes cursos envolvem a colaboração com atores do mundo real para enfrentar problemas concretos, sendo o desafio contemporâneo da sustentabilidade um dos mais evidentes. A forma de equilibrar a sustentabilidade ambiental com os objetivos sociais e económicos é uma questão controversa, com múltiplas perspetivas sobre os problemas e soluções, mesmo entre especialistas. Além disso, a educação para a sustentabilidade desenvolve-se num contexto político imprevisível e com avanços tecnológicos ainda desconhecidos. Esta diversidade de pontos de vista, imprevisibilidade e ausência de conhecimento tornam a incerteza uma componente inevitável do futuro da educação em engenharia.
Neste webinar, será explorado o conceito de incerteza a um nível teórico e refletir sobre as suas experiências pessoais com a incerteza. De seguida, serão desenvolvidos, em conjunto, estratégias de apoio pedagógico para ajudar os estudantes a aprender a lidar com a incerteza. O workshop baseia-se na tese de doutoramento de Nina Bohm, que transformará o seu trabalho em questões concretas dirigidas a docentes de engenharia.
Este webinar é para si se:
- Procura ideias para apoiar a aprendizagem da incerteza num ambiente (transdisciplinar) de ensino.
- Deseja compreender a incerteza tanto a nível pessoal como concetual.
- Pretende ligar-se a outros investigadores e professores interessados em ajudar estudantes de engenharia a envolver-se de forma construtiva com a incerteza.
Bio
Nina Bohm é uma investigadora e designer educacional reflexiva e envolvente, com uma paixão por explorar as questões em aberto, na educação para a sustentabilidade. Obteve o seu doutoramento na TU Delft em 2024, com a tese intitulada “Educating Uncertainty”. Neste trabalho, investigou de que forma estudantes e professores lidam com a incerteza em cursos transdisciplinares sobre sustentabilidade urbana. Anteriormente, esteve envolvida no desenho deste tipo de ensino no Instituto AMS e contribuiu para o desenvolvimento do mestrado MSc MADE. Atualmente, Nina é investigadora pós-doutorada no Instituto Copernicus, onde estuda a ansiedade climática entre estudantes e explora o potencial do design como ferramenta para ensinar esperança e agência em tempos de transições sustentáveis.
