Estudar

ISEP Webinar: "Enhancing Combinatorial Thinking through Programming"
14-04-2025

No próximo dia 16 de abril, pelas 16h, vai decorrer uma sessão dos ISEP Webinars, organizada pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).          

Este seminário, apresentado por Janka Medová, tem como tema “Enhancing Combinatorial Thinking through Programming: Automation and Algorithmization in Mathematics Education”. 

  

Para aceder ao seminário, pode clicar aqui

 

Resumo 

A resolução de problemas é central na educação matemática, promovendo competências essenciais para o sucesso. A combinatória proporciona experiências únicas de resolução de problemas, incentivando os estudantes a explorar múltiplos caminhos de solução, justificar o raciocínio e comparar estratégias, promovendo o crescimento metacognitivo. 

O pensamento combinatório combina o raciocínio lógico com o planeamento sistemático, ajudando os estudantes a analisar todas as possíveis configurações de elementos. Apoia a transição da enumeração intuitiva para o raciocínio abstrato, utilizando as regras de soma e produto, permutações, arranjos e combinações. Como tema introdutório, a combinatória aumenta a confiança dos estudantes com dificuldades em matemática. 

A integração da programação aprimora o pensamento combinatório e computacional. A programação automatiza processos, algoritmiza a resolução de problemas e visualiza estruturas complexas. Permite aos estudantes explorar espaços de problemas mais amplos, analisando, modificando ou criando algoritmos, aprofundando a sua compreensão da enumeração sistemática e da lógica combinatória. 

Esta palestra explora como a programação enriquece o ensino da combinatória através de frameworks de pensamento combinatório e computacional, com foco na automação e algoritmização. Exemplos práticos ilustrarão como a programação verifica enumerações sistemáticas, modela estruturas e resolve problemas de forma algorítmica. O envolvimento com o código, seja analisando, modificando ou criando, enriquece a aprendizagem matemática e promove a literacia computacional. 

 

Bio 

Janka Medová é professora associada no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências Naturais e Informática da Constantine, the Philosopher University, em Nitra, Eslováquia. O seu trabalho académico foca-se nas pedagogias construtivistas na educação matemática, particularmente em matemática discreta e computacional, e no desenvolvimento de professores em grupos colaborativos.