Estudar

ISEP Webinars: "Digital Competencies for teachers in the era of AI for STEM teaching and learning"
24-03-2025

No próximo dia 26 de março, pelas 16h, vai decorrer uma sessão dos ISEP Webinars, organizada pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).       

Este seminário, apresentado por Filiz Mumcu, tem como tema “Digital Competencies for teachers in the era of AI for STEM teaching and learning”.  

  

Para aceder ao seminário, pode clicar aqui.   

 

Resumo 

Esta palestra aborda, de forma abrangente, a forma como a inteligência artificial (IA) pode ser integrada na educação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e as inovações que essa integração traz para os processos educativos. As tecnologias de IA oferecem oportunidades significativas para professores e para estudantes no ensino STEM. As ferramentas e aplicações baseadas em IA permitem aos professores aprimorar os seus conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdo, possibilitando a implementação de estratégias de ensino mais eficazes. A integração da IA na educação STEM será analisada através de três componentes principais no âmbito do modelo TPACK (Conhecimento Tecnológico, Pedagógico e de Conteúdo): conhecimento tecnológico, conhecimento pedagógico e conhecimento de conteúdo. Será enfatizada a eficácia do ensino STEM apoiado por IA no desenvolvimento das competências de resolução de problemas, pensamento crítico e criatividade dos alunos, assim como as oportunidades de desenvolvimento profissional que oferece aos professores. 

 

Biografia 

Filiz Mumcu possui licenciaturas em Educação em Ciências da Computação e Engenharia Informática pela Universidade Gazi e obteve os graus de mestre e doutora em Educação em Computação e Tecnologia Instrucional (CEIT) pela Universidade Hacettepe. De 1998 a 2017, trabalhou na Organização Administrativa da Presidência da Grande Assembleia Nacional da Turquia (TBMM), onde adquiriu vasta experiência em administração e dinâmicas organizacionais. Desde 2017, é docente no Departamento de CEIT da Faculdade de Educação da Universidade Manisa Celal Bayar, na Turquia. Atualmente, é investigadora de pós-doutoramento na Universidade Johannes Kepler (JKU), na Áustria, função que desempenha desde 2022. Como uma das cofundadoras do grupo de investigação Interdisciplinary Teacher Academy, colabora com prestigiados colegas nos grupos de investigação ONTOLAB da Universidade Hacettepe e STEAM Education da JKU Linz. É autora e coautora de numerosos artigos publicados em revistas internacionais. Segundo o Google Scholar, possui um índice h de 16 e mais de 1700 citações (perfil Google Scholar). Tem estado envolvida em projetos científicos nacionais e internacionais.