Estudar

ISEP Webinars: "The State of the Art of Telepresence Robots and Robot Assistants in Education"
17-03-2025

No próximo dia 19 de março, pelas 16h, vai decorrer uma sessão dos ISEP Webinars, organizada pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).      

Este seminário, apresentado por Fuad Budagov, Janika Leoste e Tiina Kasuk, tem como tema “The State of the Art of Telepresence Robots and Robot Assistants in Education”. 

 

Para aceder ao seminário, pode clicar aqui.  

  

Resumo  

A educação é fortemente influenciada pelas tecnologias digitais modernas, que abrem um leque de novas possibilidades para o ensino e a aprendizagem. Neste contexto, explora-se o potencial dos robôs de telepresença e dos assistentes robóticos na educação, especialmente em ambientes de aprendizagem modernos, incluindo modalidades remotas e híbridas. 

Os robôs de telepresença permitem que alunos ou professores tenham uma presença física e social limitada, porém significativa, em salas de aula físicas, promovendo maior engajamento e participação. Já os assistentes robóticos podem desempenhar um papel de apoio tanto para professores quanto para estudantes, facilitando o processo educacional. 

Durante a apresentação, serão abordados diversos exemplos práticos e discutidos estudos que demonstram como essas tecnologias podem superar as limitações das abordagens tradicionais de ensino. Também serão explorados os desafios práticos de implementação, analisados os aspetos sociais e éticos envolvidos e avaliadas as oportunidades para garantir uma educação de alta qualidade acessível a todos. 

Será também discutido como os robôs de telepresença e os assistentes robóticos podem impulsionar a inovação educacional e promover um ambiente de aprendizagem mais inclusivo, alinhado aos objetivos de desenvolvimento sustentável. Por fim, terá espaço um diálogo colaborativo a fim de identificar as melhores estratégias para integrar essas tecnologias às práticas pedagógicas. 

  

Bio  

Janika Leoste é doutorada em Ciências da Educação e mestre em Economia e Finanças. É Professora Associada de Robótica Educacional na Universidade de Tallinn e Professora Assistente na Universidade de Tecnologia de Tallinn. A sua investigação centra-se na robótica educativa, educação STEAM, inovação educacional e métodos de aprendizagem híbrida. Desde 2019, leciona no ensino superior, integrando robôs educativos e aprendizagem baseada em projetos nos seus cursos. Publicou um conjunto de artigos científicos de alto nível em revistas como Frontiers e Taylor & Francis e supervisionou 12 teses de mestrado, atualmente orientando seis doutorandos. A sua experiência anterior inclui o desenvolvimento de software de contabilidade, criação de jogos baseados na web, produção de filmes de animação e ensino de robótica. Destaca-se ainda como líder do projeto ERA Talents "EdTech Talents". 

 

Fuad Budagov é investigador e doutorando na Escola de Tecnologias da Informação da Universidade de Tecnologia de Tallinn. A sua investigação foca-se na aplicabilidade de assistentes robóticos no ensino superior, no âmbito da tecnologia educativa. É professor no IT College da Universidade de Tecnologia de Tallinn, onde leciona cursos de cibersegurança a estudantes de licenciatura desde 2020. Tem uma Licenciatura em Engenharia de Cibersegurança, MBA. 

 

Tiina Kasuk é investigadora em início de carreira e doutoranda na Universidade de Tecnologia de Tallinn, especializada em tecnologia educativa, aprendizagem híbrida e robótica de telepresença. Tem formação em ciências da computação, multimédia e pedagogia, contando com mais de 20 anos de experiência em aprendizagem digital e design instrucional. A sua investigação centra-se na integração de robôs de telepresença no ensino e aprendizagem, bem como no apoio à aprendizagem através de tecnologia e ferramentas digitais. Anteriormente, geriu o Centro de Tecnologia Educativa da Universidade de Tecnologia de Tallinn e contribuiu para projetos financiados pela UE. É também um membro ativo da Associação de Tecnólogos Educacionais da Estónia.