Estudar

ISEP Webinars: "Artificial Intelligence: Applications, Implications and Speculations"
11-03-2025

No próximo dia 12 de março, pelas 16h, vai decorrer uma sessão dos ISEP Webinars, organizada pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).     

Este seminário, apresentado por Arlindo Oliveira, tem como tema “Artificial Intelligence: Applications, Implications and Speculations”, no qual explora como os recentes avanços nos domínios da inteligência artificial (IA) e da aprendizagem automática estão a revolucionar a economia e a sociedade.  

 

Para aceder ao seminário, pode clicar aqui.

 

Resumo 

Os sistemas baseados em IA encontram-se em inúmeras aplicações de marketing, vendas, saúde, finanças, educação, transporte, logística, design e até mesmo em investigação científica. Num futuro próximo, os sistemas baseados em IA poderão substituir uma fração significativa de trabalhadores humanos em muitos empregos e funções.  

A aprendizagem automática, uma tecnologia que está no centro dos desenvolvimentos recentes da IA, permite que os computadores aprendam com a experiência e abram caminho para mudanças ainda mais radicais na forma como interagimos com as máquinas. A aprendizagem profunda, em particular, está a permitir resolver novos problemas na visão computacional e na interação humana, com muitas aplicações em análise e automação. Resultados recentes obtidos com modelos de linguagem visual baseados em transformadores, redes neurais convolucionais, aprendizagem por reforço profundo e difusão reversa trouxeram este tópico para o centro da atenção do público e poderão ter muitos impactos práticos, sociais e filosóficos no mundo, num futuro próximo.  

Os sistemas de IA da próxima geração combinarão modelos de última geração com capacidades de raciocínio, alcançando ou excedendo o desempenho de nível humano em muitas tarefas. Muitas empresas de IA pretendem explicitamente desenvolver a inteligência artificial geral (AGI), criando a perspetiva de sistemas tão inteligentes, poderosos e possivelmente até tão conscientes como os humanos. Se vierem a existir, quais serão as implicações sociais, legais e éticas? 

 

Bio 

Arlindo Oliveira é professor distinto do Instituto Superior Técnico (IST), sendo Presidente do Departamento CSE do INESC. É professor distinto convidado da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau. Investigador do INESC-ID. Membro do Conselho de Administração da CGD. Membro da Academia Portuguesa de Engenharia, da Academia das Ciências de Lisboa e da ACM. Membro sénior do IEEE e membro do ELLIS. 

Formação académica: Doutoramento em EECS pela UC Berkeley e mestrado e licenciatura em EECS pelo IST. Pós-graduação em gestão de riscos pelo INSEAD.