Este ano, o Grupo de Reação e Análises Químicas (GRAQ) comemora o seu vigésimo quinto aniversário.
O grupo nasceu em 1999, ao ser integrado como Unidade de Investigação no Centro de Química da Universidade do Porto (CEQUP) do Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias (ICETA). Até à data, era constituído por três doutorados, requisito imposto pelo regulamento interno para poder constituir um grupo com autonomia científica e financeira.
Mais tarde, em 2001, o GRAQ integrou a Rede de Química e Tecnologia (REQUIMTE), rede reconhecida e financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), como sendo um dos poucos Laboratórios Associados.
Atualmente, o GRAQ integra o Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV), que desenvolve a sua atividade em domínios distintos, distribuídos por nove grupos de investigação científica, vigorando o GRAQ como coordenador do grupo da Química do Ambiente.
Em 2024, o GRAQ completa 25 anos. No passado dia 2 de dezembro, o grupo celebrou as bodas de prata, reunindo os seus antigos e atuais membros, como colaboradores, estudantes de doutoramento, bolseiros e dirigentes, que acompanharam e contribuíram para a identidade atual do GRAQ.
O Grupo de Reação e Análises Químicas, que integra o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), apresenta um cariz único, que o permitiu ser distinguido diversas vezes, pela qualidade e excelência dos trabalhos desenvolvidos.