O Departamento de Engenharia Informática (DEI) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), numa iniciativa conjunta com o Mestrado em Engenharia de Inteligência Artificial (MEIA) e com o Doutoramento em IA e Engenharia de Sistemas Inteligentes (DIAESI), convida à participação em mais uma palestra, desta vez sobre o tema "Ainda faz sentido falar sobre IA Responsável?", que terá lugar no dia 23 de outubro, pelas 18h30.
O evento será online e pode acedê-lo aqui.
Resumo
Com a crescente importância da Inteligência Artificial (IA) num mundo onde as suas aplicações se expandem rapidamente, é possível que ela seja "responsável"? Será abordado o enviesamento de modelos estatísticos e como estes podem amplificar injustiças sociais; sobre a privacidade de dados, que se encontra cada vez mais ameaçada com o crescimento de sistemas de IA que processam grandes quantidades de informações; e sobre a pegada ecológica desta tecnologia, o seu impacto ambiental associado ao treino massivo de modelos complexos e das infraestruturas de computação de larga escala.
A talk pretende desafiar os participantes a refletirem sobre as implicações éticas e sociais desta tecnologia e a questionar se o conceito de “IA Responsável” atual é suficiente para enfrentar os desafios emergentes.
Orador
Nuno Moniz é Professor Associado de Investigação no Lucy Family Institute for Data & Society, da University of Notre Dame. É também Diretor do Notre Dame-IBM Technology Ethics Lab e Diretor Associado do Data Inference Analytics and Learning (DIAL) Lab.
Ingressou na Universidade de Notre Dame em 2022 e foca a sua investigação em machine learning, investigando desafios como imbalanced learning, a interpretabilidade de modelos e a privacidade de dados, pelos quais ganhou vários prémios a nível internacional. Está particularmente interessado em esforços interdisciplinares para compreender o impacto de sistemas automatizados no mundo real.
A sua equipa inclui 11 membros com níveis de licenciatura, doutoramento e pós-doutoramento, enquanto atualmente (co-)lidera oito projetos que envolvem colaborações em seis países. Antes de ingressar na Universidade de Notre Dame, Nuno foi Investigador no INESC TEC, co-coordenador do Data Science Hub da instituição, promovendo a transferência de tecnologia (projetos e formação) em ciência de dados, e membro fundador da sua Comissão de Diversidade e Inclusão.
Foi Professor Convidado na Universidade do Porto entre 2017 e 2022. Obteve o seu doutoramento em Ciência de Computadores na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e teve a sua dissertação premiada no Fraunhofer Portugal Challenge 2017. Também foi General Chair do Encontro Português de Inteligência Artificial (EPIA) 2023.
Organização
Esta palestra é organizada pelo QTDEI, em colaboração com o Mestrado em Engenharia de Inteligência Artificial (MEIA) e com o Doutoramento em IA e Engenharia de Sistemas Inteligentes (DIAESI) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).
