O Departamento de Engenharia Informática (DEI) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), numa iniciativa conjunta com o Mestrado em Engenharia de Inteligência Artificial (MEIA) e com o Doutoramento em IA e Engenharia de Sistemas Inteligentes (DIAESI), convida à participação em mais uma palestra, desta vez sobre o tema ”Regulação da Inteligência Artificial na União Europeia”, que terá lugar no dia 9 de outubro, pelas 18h30.
O evento será online. Link para o evento.
Resumo
A UE tem-se destacado na liderança global pela criação de um enquadramento jurídico robusto, equilibrando inovação tecnológica com a necessidade de garantir direitos fundamentais, segurança e confiança pública. O AI Act, a lei da Inteligência Artificial estabelece uma abordagem baseada no risco, classificando os sistemas de IA de acordo o seu impacto potencial, promovendo a transparência e a responsabilidade das organizações. Este seminário procura explorar as implicações da regulação, desde as exigências éticas e legais até aos desafios práticos da sua implementação nos vários setores.
Bio
Luis Barreto Xavier
Professor Convidado da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, onde leciona e investiga nas áreas de Direito Internacional Privado, Direito Digital e, desde 2019, Direito da Inteligência Artificial (IA) na licenciatura em Direito. Membro da Comissão Executiva do Grupo de Investigação em Direito e Inteligência Artificial do Católica Research Centre for the Future of Law. Co-coordenador do programa de formação de executivos “EU Digital Markets – Technology, Business and Regulation” da UCP. É um dos editores da obra “Multidisciplinary Perspectives on Artificial Intelligence and the Law”, publicada em Open Acess pela Springer em janeiro de 2024. É Consultor para a Inovação da Abreu Advogados (desde 2018) e Presidente do seu Instituto de Conhecimento (desde 2019).
Organização
Esta palestra é organizada pelo QTDEI em colaboração com o Mestrado em Engenharia de Inteligência Artificial (MEIA) e com o Doutoramento em IA e Engenharia de Sistemas Inteligentes (DIAESI) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).