A Pós-graduação em Coordenação Building Information Modelling (PGBIM) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) foi recentemente acreditada pela buildingSMART International (bSI). Esta acreditação, através do capítulo português da BuildingSMART, do qual o ISEP é membro associado, reconhece o ISEP como "Training Provider" e valida que o curso aborda adequadamente o nível de conhecimento referente ao “Foundation Level”, com o necessário grau de aprofundamento.
A PGBIM e o ISEP passam a integrar um grupo restrito de instituições que são “Training Provider” da bSI, sendo que através desta acreditação os diplomados da PGBIM poderão, assim, aceder ao exame de certificação profissional e, após aprovação, obter o certificado emitido pela buildingSMART.
A certificação BIM é fundamental para assegurar que os profissionais no setor da construção estão aptos a utilizar metodologias e tecnologias digitais avançadas, essenciais para a eficiência e inovação na construção moderna. A buildingSMART International (bSI) destaca-se como a entidade mais relevante neste contexto, devido ao seu papel de liderança na promoção e desenvolvimento de padrões abertos para a construção digital (openBIM). A certificação bSI é amplamente reconhecida a nível mundial pela sua credibilidade e rigor, garantindo que os profissionais certificados estão equipados com as competências necessárias para enfrentar os desafios da construção 4.0. Esta certificação valida as qualificações dos profissionais conforme as melhores práticas globais, facilitando a colaboração internacional e a implementação de soluções inovadoras no setor da arquitetura, engenharia e construção.
O Prof. Diogo Ribeiro, coordenador da PGBIM, integra também os órgãos sociais do capítulo Português da BuildingSMART, na qualidade de membro do Conselho Diretivo na área da Investigação, Formação e Inovação. Rui Gavina, membro da equipa coordenadora da PGBIM, é o vice-presidente da assembleia geral.
A Pós-graduação em Coordenação Building Information Modelling do ISEP está também acreditada pelo sistema de acreditação de formação contínua da Ordem dos Engenheiros (OE+AcCEdE). O curso conta já com mais de 100 diplomados, entre 2020 e 2024, sendo que a edição atual está a ser frequentada por 26 estudantes. Brevemente, irão abrir as candidaturas para a 6.ª edição da PGBIM.