O Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) está a colaborar, em conjunto com outras instituições de ensino superior da cidade do Porto, na lecionação da nova Licenciatura em Saúde Digital e Inovação Biomédica (SauD InoB) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).
A Licenciatura em Saúde Digital e Inovação Biomédica, que irá ter a primeira edição já no próximo ano letivo 2024/2025, foi apresentada formalmente no passado dia 17 de maio, na Aula Magna da FMUP, e contou com a presença de várias individualidades, nomeadamente da Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, do Diretor da FMUP, Altamiro da Costa Pereira, da Presidente do ISEP, Maria João Viamonte, entre outros representantes dos parceiros académicos e não-académicos do novo curso.
“Considero, de facto, que esta combinação entre os dois subsistemas de ensino, Politécnico e Universitário, é essencial. Acho que é o único caminho, porque temos de facto experiências e práticas que se complementam.”, referiu Maria João Viamonte na sessão de apresentação do curso.
Maria João Viamonte, refere ainda que o contributo do ISEP para esta licenciatura surge porque existem vários docentes do Instituto Superior de Engenharia do Porto que já, há vários anos, desenvolvem projetos de investigação com a Faculdade de Medicina. Existe o histórico de colaboração, com projetos de grande envergadura, que conseguem captar muito financiamento público, nacional e estrangeiro, e que têm tido muito bons resultados.
A Licenciatura em Saúde Digital e Inovação Biomédica irá formar novos profissionais na área de interseção entre a saúde e a tecnologia, com capacidade de integrar e liderar a transformação digital e os processos de inovação em saúde.