Estudar

Sessão final de Laboratórios de Sistemas 2 no ISEP
07-02-2024

Realizou-se, no passado dia 16 de janeiro, a sessão final de Laboratórios de Sistemas 2 (LSIS2) no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), que contou com a presença de alunos, alumni, docentes, e mais de 15 empresas convidadas.

A Unidade Curricular (UC) de LSIS2, da Licenciatura em Engenharia de Sistemas (LES), é desafiante e motivadora para os estudantes, que trabalham segundo uma metodologia inovadora no ensino superior denominada Challenge Based Learning (CBL), que combina diversas áreas distintas, nomeadamente: matemática, gestão, informática e eletrotecnia, e tem em vista desenvolver as chamadas future skills.

A edição deste ano, teve como principal objetivo a inovação aberta (open innovation) para a resolução de problemas propostos pelas empresas durante as quatro semanas de duração da UC integradora. No decorrer da primeira semana, os estudantes são incentivados a pensarem em ideias que resolvam necessidades concretas e, posteriormente, devem desenvolver um plano de negócio e um protótipo funcional, contando com a mentoria das empresas envolvidas no processo.

Nesta sessão final, os estudantes mostraram o trabalho realizado ao longo da U.C., as suas ideias de negócio em formato pitch, e realizaram as DEMOS dos seus protótipos funcionais numa sessão aberta à comunidade. As equipas vencedoras foram premiadas pelas empresas.

Entre os projetos premiados, destacam-se um sistema de extração de vinho das pipas de forma hermética e autónoma, um carrinho de supermercado inteligente com pagamento automático, um sistema de planeamento das rotas dos camiões de recolha do lixo com base no nível dos caixotes, e uma aplicação para evitar a utilização de garrafas de plástico.

Segundo Susana Nicola e Alberto Pereira, docentes da disciplina, “A U.C. Laboratórios de Sistemas 2 representa um exemplo de partilha e cooperação entre a academia e o meio envolvente, motivando os estudantes para a aprendizagem, desenvolvendo a criatividade, o pensamento crítico, a resolução de problemas, o empreendedorismo e o trabalho em equipa.”.