Decorre, no próximo dia 15 de fevereiro, pelas 14h30, uma nova sessão online do ISEP Seminars on Novel Teaching Methodologies, organizada pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) em colaboração com a Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia (SPEE).
O tema deste seminário é “Using news items to explore plane curves: a STEAM approach with planets orbits”, e incide sobre a utilização de notícias para explorar curvas planas, traduzindo-se numa abordagem STEAM com órbitas de planetas.
Clique aqui para aceder a este seminário
De tempos a tempos, satélites, cometas, sondas e robôs são títulos em jornais e outros meios de comunicação social. O triplo lançamento de naves espaciais em direção a Marte, por exemplo, que ocorreu em agosto de 2020, atraiu uma grande atenção. Nesse âmbito, os estudantes foram incentivados a desenvolverem modelos muito simples de trajetórias no espaço utilizando software matemático. O assunto despoletou o estudo de curvas paramétricas e o alargamento do seu âmbito, com exemplos que proporcionavam criações estéticas sem um significado físico obrigatório.
Um subproduto do estudo está a reforçar a importância de dominar a precisão das aproximações, o que também ilustra o motivo pelo qual os engenheiros têm que recalcular a qualquer momento as trajetórias das suas naves espaciais.
A combinação de todos estes elementos no estudo é uma característica da abordagem STEAM à Educação. Estas atividades com os estudantes melhoram os 4 C’s da Educação do Século XXI: Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico e Criatividade.
Bio
Thierry (Noah) Dana-Picard é docente de Matemática e investigador no “Jerusalem College of Technology” (JCT, Israel), uma instituição académica maioritariamente dedicada à Engenharia de Alta Tecnologia. Ao longo dos anos presidiu ao Departamento de Matemática e, posteriormente, foi Presidente do JCT onde, atualmente, é o diretor de uma cadeira de investigação. Com especial interesse por curvas e superfícies algébricas, está também fortemente envolvido na Formação de Professores e atua como conselheiro para doutoramentos relacionados com a Educação STEAM.