Estudar

Nova Sessão ISEP Seminars on Novel Teaching Methodologies
29-11-2022

No dia 7 de dezembro, pelas 14h30, o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e a Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia (SPEE) realizam uma nova sessão online dos ISEP Seminars on Novel Teaching Methodologies.

Nesta sessão, sobre conceção e implementação de soluções de aprendizagem e ensino baseadas em jogos, o objetivo é dar soluções práticas e claras, passíveis de implementação e/ou teste em salas de aula.

A gamificação é uma das áreas mais promissoras da educação. Tem um forte impacto nos estudantes pré-universitários, devido às suas componentes de diversão e motivação que, por sua vez, dão origem a melhores resultados de aprendizagem e de retenção dos conhecimentos. Entre as soluções de gamificação, a aprendizagem/ensino baseado no jogo está entre as soluções que apresentam os mais altos níveis de imersão, interatividade e dinâmica. No entanto, apresenta também o conjunto mais confuso de soluções potenciais, que implicam competências ou experiência prévia, que os professores nem sempre possuem.

Eduardo Nunes é co-fundador da Kendir Studios, uma empresa de investigação que se concentra no desenvolvimento e implementação comercial de aprendizagem e ensino de soluções digitais baseadas no jogo e ambientes de aprendizagem imersiva em 3D. Assume a função principal de conceção de jogos e gestão de equipas e é investigador no Centro de Investigação para a Inovação em Educação do Instituto Politécnico do Porto. Colabora na coordenação do “Schoolers & Scholars” SNS: Role-Playing Games (RPG) no Processo de Ensino e Aprendizagem dos 1º CEB e 2º CEB”.

Publicou vários artigos e lecionou seminários e workshops sobre temas relacionados com jogos, tais como aprendizagem baseada em jogos, gamificação e narração de histórias em ambientes educativos e de aprendizagem digital.

 

Clique aqui para aceder a este seminário