Estudar

Investigadores do INESC TEC participam em exercício naval REPMUS 2022
18-10-2022

Uma equipa de investigadores do INESC TEC - Centro de Robótica e Sistemas Autónomos e de docentes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), participou na última edição do exercício naval REPMUS 2022, promovido pela Marinha Portuguesa e co-organizado pelo Centre for Maritime Research and experimentation, Universidade do Porto e pela NATO Maritime Unmanned Systems Initiative (NATO MUSI).

O exercício, que teve como base o recente Centro de Experimentação Operacional da Marinha (CEOM) em Troia, decorreu de 12 a 23 de setembro, contou com a participação das Marinhas de vários países da NATO, e com parceiros industriais nacionais e internacionais, e visou a experimentação de sistemas não tripulados em inúmeras missões de cariz militar.

Mais de 120 sistemas não tripulados, aéreos, de superfície e submarinos, estiveram a operar em conjunto com os meios navais de Portugal, Reino Unido, Espanha, Países Baixos, Estados Unidos da América, entre outros.

O INESC TEC esteve presente com o navio Mar Profundo, tendo operado o robô submarino de profundidade, o TURTLE, o sistema de monitorização ambiental EGIM, bem como operações de batimetria com o navio, em missões de reconhecimento para apoio a operações de desembarque.

No exercício, foi também testado um sistema baseado em cabos de comunicação subaquáticos, aos quais são ligados sensores ambientais e estações de troca de informação com veículos submarinos autónomos. Estas atividades, inseriram-se no âmbito do projeto K2D (Knowledge and Data from the Deep to Space), um projeto Flagship do Programa MIT-Portugal, que tem tido o apoio da Marinha Portuguesa.

O INESC TEC teve, igualmente, presença num stand com exibição de algumas das suas tecnologias robóticas, tendo este sido visitado por várias individualidades, nomeadamente pelo Chefe do Estado Maior da Armada (CEMA), Almirante Gouveia e Melo, e pela Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras.

Os investigadores que participaram na missão foram: Alfredo Martins, Bruno Matias, Carlos Almeida, Eduardo Soares, José Miguel Almeida e Ricardo Pereira, do ISEP, e André Pinto, António Ferreira, Bruno Ferreira, Hugo Ferreira, Jorge Barbosa, Paula Lima, Paula Graça, Pedro Peixoto e Pedro Rocha.

De destacar a forte participação de docentes e alumni do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - Sistemas Autónomos do ISEP, integrados na equipa de investigadores desta missão.