Estudar

Docentes do ISEP realizam ensaios dinâmicos em Gibraltar
26-09-2022

Uma equipa do Departamento de Engenharia Civil (DEC) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), realizou ensaios estruturais a duas chaminés em North Gorge, no Território Britânico Ultramarino de Gibraltar, no âmbito de um parecer solicitado ao Núcleo de Estudos da Construção (NEC), pela empresa TECHONIS.

A avaliação, realizada pelos especialistas, servirá de apoio ao projeto de reabilitação e reforço estrutural destes elementos de interesse histórico, que se pretende preservar e inserir num projeto de desenvolvimento urbanístico local.

Diogo Ribeiro e Ricardo Santos, docentes do ISEP, com a colaboração externa de Jorge Leite, constituíram a equipa de trabalho que levou a cabo os ensaios às duas chaminés.

As construções em alvenaria de tijolo ficam localizadas num antigo complexo de apoio logístico ao MoD – Ministério da Defesa Britânico. Na Segunda Guerra Mundial, as chaminés Sul e Norte serviram de elementos de ventilação a um bunker subterrâneo, composto por um conjunto de câmaras frigoríficas para aprovisionamento de alimentos.

O objetivo dos ensaios de vibração ambiental passou pela avaliação do nível de vibração das estruturas sob o efeito de ações ambientais, sobretudo as que resultam do vento. Com base nesta informação foi possível efetuar a análise das frequências naturais, modos de vibração e coeficientes de amortecimento de ambas as chaminés.

As anomalias presentes na obra em tijolo, fissuras e blocos soltos, com aproximadamente 16,5m de altura, 1,2m de diâmetro no topo e 2,2m na base, aumentaram a complexidade do trabalho da equipa.