Estudar

Equipa de investigadores do INESC TEC bate recorde mundial de profundidade
30-08-2022

Uma equipa de investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), composta pelos docentes do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) Alfredo Martins, Carlos Almeida, Eduardo Soares e Ricardo Pereira, e pelo investigador Pedro André Peixoto, bateu o recorde mundial de profundidade na exploração da caverna natural mais profunda do mundo, o “Abismo de Hranice”, na República Checa.

Pela primeira vez, conseguiram levar um veículo autónomo subaquático, o UX-1Neo, até aos 450 metros. Este, é um dos robots subaquáticos tecnologicamente mais evoluídos do mundo e foi desenvolvido pelo INESC TEC, no âmbito do projeto UNEXUP.

Alfredo Martins é parte integrante nesta equipa que, após anos de investigação e inúmeras missões de exploração no “Abismo de Hranice”, se lançou numa nova expedição com o objetivo de explorar a caverna natural inundada mais profunda do mundo, fazendo o seu mapa 3D e recolhendo dados de parâmetros da água.

Segundo o docente do ISEP, a caverna, que se julga ter mais de 900 metros de profundidade, tem sido explorada com recurso a mergulhadores, até aos 200 metros. A missão mais recente decorreu no âmbito do projeto UNEXUP e, pela primeira vez, foi possível “explorar a caverna, com sucesso, até aos 450 metros e obter um mapa detalhado, algo que não era possível anteriormente”, conclui o investigador.

O recorde anterior tinha sido alcançado em 2016, com recurso a um robot subaquático operado de forma remota, que atingiu 404 metros, numa expedição da National Geographic.