Estudar

TradeRES - Webinar AMIRIS & Backbone
05-07-2022

No dia 12 de julho, às 14h00, vai realizar-se o webinar online, via zoom, “AMIRIS & Backbone” que pretende dar a conhecer duas ferramentas inovadoras do mercado da eletricidade que estão a ser desenvolvidas e testadas no âmbito do projeto TradeRES. 

Este webinar vai apresentar as ferramentas AMIRIS e Backbone, com Christoph Schimeczek (DLR) e Nelli Putkonen (VTT), respetivamente. 

 

Para participar registe-se aqui

 

Consulte os guias do utilizador para informações complementares. 

 

+ INFO 

 

AMIRIS (DLR)

As simulações com AMIRIS permitem a investigação da influência das condições de enquadramento político no comportamento e rentabilidade dos atores do mercado energético, considerando diferentes vias de comercialização, bem como a quantificação da influência das incertezas e aspetos de decisão microeconómica de atores individuais nos mercados energéticos.

Christoph Schimeczek recebeu o seu Doutoramento em Física Atómica Teórica, em 2014, e no mesmo ano juntou-se à DLR e forneceu uma investigação significativa sobre a aceitação no mercado europeu de veículos elétricos, tendo para isso utilizado o modelo VECTOR21, do mercado de veículos, baseado em agentes no âmbito do projeto europeu ICVUE. Desde 2017, o seu foco de investigação está na modelação de futuros sistemas energéticos com AMIRIS. 

 

Backbone (VTT)

Backbone é uma ferramenta flexível, de baixo para cima, de modelação de sistemas de energia de fonte aberta, que pode ser utilizada tanto para a otimização do investimento, como para o planeamento operacional. A ferramenta baseada no GAMS, permite a modelação de sistemas energéticos altamente variáveis e multissectoriais a diferentes escalas, desde o local ao continental. Com uma história de seis anos de desenvolvimento ativo, Backbone é rico, tanto em características, como em adaptabilidade.

Nelli Putkonen estuda a conceção e operação de futuros sistemas de energia na VTT Finlândia, com especial enfoque nas ferramentas de otimização. Tem um Mestrado em Engenharia Energética e um BBA em Comunicações. O seu objetivo é tornar a modelização de sistemas energéticos mais acessível, nomeadamente a novos modelistas e decisores.