No próximo dia 28 de abril, pelas 14h30, realiza-se mais uma sessão online, via zoom, que pretende conceber e implementar um programa de desenvolvimento profissional STEAM para professores do ensino secundário espanhol.
Esta sessão, enquadrada no ISEP Seminars on Novel Teaching Methodologies, desenvolvido entre o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), e a Sociedade Portuguesa para a Educação e Engenharia (SPEE), terá como próxima convidada Zaira Ortiz-Laso.
Zaira Ortiz-Laso é licenciada em Matemática e mestre em Formação de Professores no Ensino Secundário Obrigatório e Superior em Matemática, ambos pela Universidade de Cantábria, em Espanha. Atualmente, encontra-se a fazer um doutoramento em Educação Matemática na mesma universidade sob a supervisão do Professor Diego-Mantecón.
Nos últimos anos, educadores e decisores políticos têm defendido uma abordagem de educação integrada das disciplinas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), que em Espanha será implementada em setembro de 2022.
O objetivo desta sessão, é falar sobre as questões que surgiram aos professores do ensino secundário na implementação da STEAM Education e mostrar como se poderiam ultrapassar as mesmas através da conceção de um programa específico de formação profissional.
O programa deve conter, no mínimo, quatro dimensões principais, nomeadamente: sessões teóricas, atividades experimentais, conceção de aulas e práticas de implementação, sendo que nos dois últimos os professores devem de ser supervisionados por formadores e investigadores da STEAM.
A oradora já participou em vários projetos financiados pela União Europeia (UE), com a finalidade de promover esta educação em aulas regulares do ensino secundário, incluindo STEMforYouth (Horizon2020), STEAMTeach (Erasmus+), e Mathematics EduLarp (Erasmus+).
Os resultados apresentados para esta próxima sessão são resultado de uma investigação realizada no âmbito do projecto europeu STEAMTeach (https://www.steamteach.unican.es/; Erasmus+).
Clique aqui para aceder a este seminário.
Password: 6dP7gV