Estudar

Seis estudantes do ISEP selecionados para participar no LAPASSION@Pelotas
27-08-2021

O LAPASSION (Latin-America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network) é um projeto do Programa Erasmus+, coordenado pelo Instituto Politécnico do Porto, do qual fazem parte mais 14 parceiros de Portugal, Espanha, Finlândia, Brasil, Chile e Uruguai. O principal objetivo é financiar projetos multidisciplinares com estudantes de países, culturas, instituições e áreas científicas diferentes, durante um período de 10 semanas. 

Entre os dias 1 de setembro e 5 de novembro, vai realizar-se a sétima, e última, edição do LAPASSION, sob o desafio global da Acessibilidade e Tecnologias Assistivas, que será coordenado pelo Instituto Federal Sul-Riograndense, do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil.

A sétima edição será totalmente online e, à semelhança de todas as edições anteriores, contará com a participação de estudantes do ISEP.

Catarina Antelo, Bruno Teixeira, Edgar Silva e Hernani Silva vão iniciar o 2º ano do Mestrado em Engenharia de Inteligência Artificial (MEIA) do ISEP, enquanto que Cristiana Rocha e Isabel Martins vão começar o 3º ano do curso de Licenciatura em Engenharia Biomédica (LEB). Os seis estudantes do ISEP foram selecionados para participar no LAPASSION@Pelotas, no qual vão ser integrados em equipas multidisciplinares.

O responsável pelo projeto, Carlos Ramos, docente do Departamento de Engenharia Informática e investigador do GECAD, destaca que «o projeto é já um sucesso na América Latina, tendo, por exemplo, impulsionado a criação de uma rede de 143 FabLabs IFMaker nos Institutos Federais do Brasil. Nessas estruturas estão a ser lançados diversos projetos baseados no LAPASSION, como o BRAMPSSOL (Brazilian Maker Project and Soft Skills Oriented for Leadership) no estado de Goiás.»
Refere ainda que: «à medida que as atividades académicas forem sendo retomadas de modo presencial, vão proliferar, na América Latina, novos projetos baseados no LAPASSION.»