O Monitor Global Quality (MGQ) foi o desafio apresentado pela empresa MECWIDE – metalomecânica de referência a nível mundial – para dar resposta ao Link Me Up – 1000 Ideias.
Este projeto realiza-se no âmbito de um consórcio de institutos politécnicos, do qual o Instituto Politécnico do Porto faz parte. Pretende estimular a cocriação de inovação, baseada em equipas multidisciplinares de jovens estudantes e/ou empreendedores do Ensino Superior Politécnico, em Portugal, assim como das empresas que propõe os desafios.
Objetivo do desafio: atuar nos KPIs na comunicação interna da empresa, para que os colaboradores compreendessem realmente a sua importância.
A equipa foi, ainda, desafiada a avaliar a conformidade dos indicadores de desempenho utilizados e proceder à sua otimização, sugerindo outros que não estavam a ser considerados.
Neste desafio participaram, além da representante da MECWIDE, Dra. Manuela Vilas Boas, quatro estudantes do ISEP e um estudante do ISCAP. Os estudantes do IPP frequentaram diferentes formações, com a supervisão e orientação da docente do ISEP, Maria Teresa Pereira.
Esta equipa multidisciplinar desenvolveu e apresentou, no período de 10 semanas, uma solução criativa que respondia aos problemas identificados pela empresa. A solução, desenvolvida em Powe BI, superou as expectativas, consistindo no envio de emails quinzenais/mensais (consoante o tipo de KPI sobre o qual se pretenda refletir) e na gestão visual, com a afixação de gráficos intuitivos e apelativos, no local de trabalho dos colaboradores de cada departamento, relativamente à informação dos KPIs.
O projeto Link Me Up – 1000 Ideias terá uma nova edição no próximo semestre, com novos desafios, empresas e estudantes. Estão previstas um total de 6 edições, ao longo de 3 anos.