Estudar

Montesinho International Research Awards: Projeto Honey+ em 1º lugar
30-07-2021

O projeto Honey+ classificou-se em primeiro lugar, no âmbito do concurso Montesinho International Research Awards. 

Cristina Delerue-Matos, docente do ISEP e investigadora principal do projeto, fez a apresentação pública do mesmo, juntamente com Manuel Gonçalves e José Afonso (Associação de Apicultores do Parque Nacional de Montesinho), no dia 24 de julho, no Roteiro de Competências e de Inovação Regional, que se realizou em Bragança.

Neste evento foi apresentada a brochura que reúne os projetos de IC&DT selecionados para a promoção de atividades de I&D a realizar na região do Parque Natural de Montesinho. No total, foram submetidas 60 candidaturas, sendo que apenas 6 foram recomendadas para financiamento.

O projeto HONEY+ — novas estratégias para valorizar o mel do Parque Natural de Montesinho: um bioindicador da qualidade ambiental e o seu potencial terapêutico — tem como principais objetivos:

1. Avaliar se o mel pode ser útil como bioindicador para aferir a poluição ambiental;

2. Explorar o potencial terapêutico e farmacológico do mel produzido no Parque Natural de Montesinho.

As apresentações decorreram ao longo de um percurso pedestre que se iniciou na aldeia espanhola de Riomanzanas, passando pela aldeia de Guadramil e culminando na aldeia de Rio de Onor.

A iniciativa contou com a presença do Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, que presidiu a sessão; do Secretário de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior; da Secretária de Estado para a Valorização do Interior; do Presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte; da Presidente da FCT e do Embaixador de Portugal em Espanha.