
O ISEP é a primeira instituição de ensino superior com a certificação Coração Verde.
O certificado foi entregue na última sexta-feira, 26 de março, pela LIPOR, Município do Porto e Porto Ambiente, no âmbito das medidas adotadas pelo Instituto com a campanha Agir Local, Pensar Global.
A cerimónia decorreu na Sala de Atos e contou com a presença de Maria João Viamonte, presidente do ISEP; Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto e administrador da LIPOR e Luís Assunção, vice-presidente do conselho de administração da Porto Ambiente.
Esta certificação «é uma bandeira e, acima de tudo, o cimentar da nossa responsabilidade social e contributo para um planeta mais sustentável», afirmou a presidente do ISEP.
O trabalho conjunto do Instituto com as entidades promotoras do projeto permitiu:
- Separação de 123 toneladas de resíduos reciclagem e 23 toneladas para valorização orgânica (resíduos alimentares e verdes);
- Eliminação de mais de 60 pontos de equipamentos para recolha de lixo e criação de cerca de 150 pontos para recolha de resíduos recicláveis;
- Início da recolha de orgânicos;
- Formação a 50 elementos do ISEP e mais de 90 horas de trabalho de intervenção direta;
- Implementação do projeto Dose Certa na cantina (prevenção do desperdício alimentar);
- Adoção de práticas generalizadas de prevenção da produção de resíduos, minimizando o impacto ambiental associado à atividade do ISEP.