Estudar

Robô Dragster: a primeira competição de robótica do ISEP
01-03-2021

Os desafios de robótica são uma forma complementar de treino e desenvolvimento de soft skills dos estudantes, essenciais para o mercado de trabalho.

Manuel Silva, docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica (DEE) e presidente da Sociedade Portuguesa de Robótica, reuniu um grupo de estudantes, com o Núcleo de Robótica, para criar a primeira competição de robótica do ISEP.

O concurso Robô Dragster tem como objetivo «promover a robótica e a educação na área da engenharia, num quadro de competição baseada em princípios de fair play», explica Manuel Silva. «Esta competição será também uma das novas provas a ser incluída na próxima edição do Festival Nacional de Robótica»

A competição envolve desenvolver um robô capaz de percorrer uma pista retilínea, com um comprimento aproximado de 10 metros, com a maior velocidade possível.

Ruben Barbosa e Pedro Loureiro são estudantes do 3.º ano da Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e já desenvolveram os robôs no âmbito da UC Laboratório de Sistemas (LABSIS).

«Gostei do conceito único da competição, ter de construir uma réplica de um Dragster em modo elétrico e de reduzido em tamanho. Foi um desafio interessante» comenta Ruben Barbosa.

 

Pedro Loureiro destaca que este projeto o deixou «bastante curioso, não só por envolver competição, mas, também, por ser um dos projetos menos abordados, o que fez despertar o meu espírito de aventura».

Para Rúben, o maior desafio foi conseguir juntar a velocidade que o robô precisa de ter para ser capaz de competir com a sua fiabilidade. «A velocidade é o objetivo principal, porém o Dragster necessita de ser constante em todas as suas corridas».

Os estudantes destacam a vertente prática da Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. «Transforma o aluno de engenharia num futuro engenheiro mais capaz. Dado que, no final do curso, preparamo-nos para ingressar no mercado de trabalho, esta componente prática permite transformar a teoria em projetos desafiantes, construindo, assim, um perfil mais completo de um profissional», refere Rúben.

A competição Robô Dragster é aberta a participantes de instituições de ensino superior, escolas básicas e secundárias e a participantes que se pretendam inscrever a título individual. Todas as informações estão disponíveis aqui.