Estudar

Projeto PRECISE recorre a Inteligência Artificial para sugerir gestão energética eficiente aos consumidores
09-12-2020

O grupo de investigação GECAD está a trabalhar no projeto PRECISE, coordenado pela docente Zita Vale, e que tem como objetivo a adoção de sistemas de inteligência artificial que analisam o consumo e enviam propostas de eficiência energética ao consumidor.

O PRECISE ficou em 1.º lugar entre 186 candidaturas da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), sendo que apenas foram aprovados 11 projetos (6%). 

Este projeto vai desenvolver soluções automáticas que vão permitir ao consumidor uma gestão de energia eficiente em tempo real, reduzindo a sua fatura energética e respeitando as suas necessidades e preferências.

O PRECISE parte do estado atual da arte da Inteligência Artificial (IA) e avança concebe e implementa modelos e métodos que operam autonomamente em tempo real, de forma permanente, com múltiplas fontes de dados, informação e conhecimento e garantindo que os consumidores, gestores e peritos confiam nas suas decisões e ações. 

Para tal, propõe modelos de Aprendizagem Máquina Automática capazes de aprender ao longo do tempo e modelos explicativos que fornecem aos utilizadores explicações compreensíveis. Sendo capazes de fornecer aos utilizadores explicações adequadas relativamente ao seu comportamento e à sua aprendizagem automática, ganham a confiança destes para atuar de forma automática.   

Para reduzir o afastamento entre o conhecimento humano e as abordagens baseadas em dados, continuando a beneficiar da elevada eficiência destas últimas, o PRECISE complementa o uso dos métodos de aprendizagem máquina com abordagens semânticas. Estas permitem que os sistemas sejam capazes de interpretar automaticamente os dados, informação e conhecimento que recebem e de emular decisões e ações humanas, como as dos consumidores e gestores de energia. 

Com acesso a informação relevante e sobre os seus consumos, uma parte significativa do potencial de flexibilidade dos consumidores pode ser usada em benefício próprio e também em benefício do sistema de energia, através da gestão criteriosa da flexibilidade dos consumos. Este método revela-se ainda mais importante nas energias renováveis pois os produtores podem vender o excedente.

Os modelos do PRECISE e a solução integrada que resulta do projeto serão validados através de gestão da carga, gestão de consumos energéticos em edifícios, demand response, participação em mercados de eletricidade, transações energéticas com vizinhos, transactive energy, previsão de carga e de produção, definição de perfis e clusters de consumidores, sistemas para apoio à operação e gestão de agregadores de recursos energéticos.  

A infraestrutura ciber-física de gestão em tempo real e simulação de energia do GECAD será adaptada e usada para fazer a validação em ambiente real e numa grande variedade de cenários com simulação e emulação. As soluções do PRECISE serão também validadas por utilizadores com perfis distintos e por uma comissão de peritos. Esta validação permitirá avaliar a qualidade das decisões tomadas pelos sistemas, a abrangência das suas explicações e a adequação da evolução automática dos modelos.