Estudar

Estudante do ISEP ajuda a implementar melhorias nos testes de software da Accenture
03-09-2020

Rui Mendes é estudante da Licenciatura em Engenharia de Sistemas e realizou o seu estágio curricular na Accenture, empresa multinacional de consultoria de gestão, tecnologia da informação e outsourcing. 

Integrado numa equipa com membros provenientes de Portugal, Índia e Brasil, Rui teve como principal desafio trabalhar num projeto denominado "Intelligent Data Plataform", uma plataforma para a gestão, qualidade e limpeza de dados com inteligência artificial. Assumiu responsabilidades na área da gestão de projetos, mais concretamente desempenhando funções de "scrum master" em projetos de desenvolvimento de software.  Os testes de software fizeram, assim, parte dos objetivos específicos do estágio, tendo o estudante de Engenharia de Sistemas conseguido implementar uma melhoria nesta área de trabalho.

“No estágio realizei diferentes trabalhos dentro do projeto geral. Os dois que mais se destacaram foram: a realização de uma ferramenta Excel para o planeamento da implementação de novos menus na plataforma e ainda a implementação de uma melhoria na realização de ‘test scripts’. Esta tarefa, anteriormente realizada num ficheiro Excel, passou a executar-se na própria funcionalidade do ‘test script’, na ferramenta de gestão do trabalho – Azure DevOps. Esta melhoria acabou por ser implementada em outros projetos da Accenture, uma vez que confere maior eficácia a esta tarefa específica", explica Rui Mendes.

O estudante revela que a experiência do estágio foi bastante enriquecedora, a nível profissional e pessoal, destacando a oportunidade que teve de trabalhar num ambiente multicultural de uma empresa multinacional. "O facto de ter terminado o estágio curricular com a nota de 19 valores foi, sem dúvida, muito gratificante. O principal objetivo sempre foi aprender o máximo possível e aplicar todo o conhecimento que a licenciatura me forneceu”, acrescenta.

Quando questionado sobre a sua experiência enquanto estudante do ISEP, Rui não hesita em dizer que esta foi excecional! Por fim, destaca: "Foi quando entrei de verdade numa empresa que tive a completa certeza de que não poderia estar melhor preparado para o mundo do trabalho. Possuo conhecimentos suficientes para me adaptar a qualquer desafio, assim como tenho facilidade em colocar tudo o que sei em prática, pois ao longo do meu percurso académico não me ensinaram apenas os conceitos, mas também a aprender a adaptar-me a qualquer projeto ou tarefa."