Estudar

Somos ISEP: Regina Paiva
19-08-2020

Recém-licenciada em Engenharia Mecânica, Regina Paiva sempre teve um papel muito ativo no ISEP. Fez parte da família de Embaixadores e, no Dia da Mulher, partilhou, junto de estudantes do ensino básico e secundário, a sua experiência enquanto aluna de engenharia: "Foi uma excelente oportunidade para realçar que a inovação e a tecnologia precisam, cada vez mais, da nova geração e, inclusive, de uma maior adesão das mulheres". Regina também integra a Girls in Tech (GiT), uma organização que tem como objetivo contribuir para uma maior diversidade de género em cursos STEM.

- Porque escolheste estudar no ISEP?

Durante o ensino secundário, fazia sentido para mim seguir uma das áreas STEM. Após alguma pesquisa e recolha de várias opiniões, o ISEP foi, sem dúvida, uma escolha acertada e que me deu raízes para crescer, a nível pessoal e profissional.

- Para ti, o que distingue o ISEP de outras instituições de ensino de engenharia?

O ISEP é uma escola de engenharia que, além de possuir um ensino de excelência e uma ótima relação com o mundo empresarial, permite aos alunos a integração em grupos de atividades extracurriculares, permitindo o desenvolvimento de soft skills e oportunidades únicas no futuro.

- Se pudesses aliar um outro curso à tua formação, qual escolhias?

Engenharia Mecânica é um curso que contempla disciplinas de diferentes áreas e, por isso mesmo, desperta-nos curiosidade para outros temas. Por esta razão, aliava algumas unidades curriculares de Engenharia Informática e Engenharia e Gestão Industrial que, apesar de áreas bastante opostas, são abordadas superficialmente e deixam o rastilho da curiosidade…

- Fizeste parte da família de embaixadores do ISEP. Porque decidiste abraçar este desafio?

Embarquei nessa experiência para crescer pessoalmente e para ajudar outras pessoas a crescer ao meu lado. Enquanto embaixadora, conheci alunos de ensino secundário e alunos de Erasmus+ que me marcaram e que vão ficar para sempre guardados na memória. Quando entrei, mal sabia da experiência e das oportunidades que iria ter!

Ajudei a conhecer o ISEP em atividade como "Dia Aberto Especial Pais e Encarregados de Educação" e a alunos do ensino secundário no "Estudante Por Um Dia". Além disso, através da "Welcome Week" proporcionamos aos novos estudantes estrangeiros um ambiente confortável e uma simples adaptação a uma nova cidade com pessoas que acabaram de conhecer. Esta experiência é ótima para conhecermos novas culturas e novas maneiras de ser.

- Uma curiosidade que os teus colegas não sabem sobre ti…?

Desde os 4 até aos 6 anos, levantava-me às 6h da manhã com o meu pai para "trabalhar" - dizia eu - na retroescavadora, na giratória e andar de camião! Todos os dias eram uma aventura e havia sempre alguma coisa para fazer... O que mais gostava era mesmo de manobrar o braço da retroescavadora a tentar perceber a lógica de funcionamento (sempre com o meu pai ao lado). Talvez tenha vindo daí o bichinho da mecânica...

- Se pudesses mudar algo no mundo...?

Gostava que todos os adolescentes e adultos tivessem a mesma liberdade, bem como as mesmas oportunidades. Além disso, fazia com que a palavra RESPEITO fosse honrada por todos...

- Que mensagem gostavas de deixar aos novos alunos?

Primeiramente, desejar as boas-vindas. O ISEP é uma instituição de excelência e que proporciona oportunidades profissionais notáveis. Espero, sinceramente, que as aproveitem e que lutem pelo que realmente querem porque vão ter os meios e os recursos para o fazerem. Conheçam imensa gente, participem em várias atividades e aprendam muito de tudo! Além disso, é importante aproveitar os momentos de lazer e criar boas memórias. Boa sorte!